Notícias Externas

105 anos: por Diretórios Acadêmicos


Publicado em: ExternasInstitucionais - 7 de março de 2016

No dia 5 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG completou 105 anos de existência. Todos os alunos, professores, técnico-administrativos e colaboradores fazem parte dessa história. Por isso, alguns representantes desses setores foram convidados a dar depoimentos e contar um pouco sobre suas experiências na Faculdade e as perspectivas para o futuro.

Representando os alunos da Instituição, os diretórios acadêmicos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e de Tecnologia em Radiologia da UFMG apresentaram a percepção dos estudantes diante dos 105 anos da Faculdade.

Diretório Acadêmico Alfredo Balena

Calouros do curso de Medicina na recepção de 2016. Foto: Carol Morena

Calouros do curso de Medicina na recepção de 2016. Foto: Carol Morena

“Desde que entramos aqui na Faculdade, já nos é apresentada um pouco de sua história. Nesse momento passamos a compreender parte da grandeza de estar em uma escola centenária, da qual fizeram parte vários nomes de peso da história nacional. Hoje, a Faculdade é a maior formadora de médicos e uma das melhores faculdades de medicina do Brasil, porém poderia crescer muito mais. A perspectiva que temos é de uma instituição que, apesar do atual cenário negativo para a educação, consegue se manter e continuar evoluindo.

Com a adesão ao Sisu e, posteriormente, o acesso às vagas na faculdade sendo para 50% de cotistas, houve uma grande mudança no perfil dos estudantes. Essa nova demografia modificou não só as práticas e as aulas, como o pensamento dos professores. Eles tiveram que se adaptar a essas mudanças, deixando um pouco de lado o comodismo e, com isso, a Faculdade só tem a ganhar. Mas também surgem outras dificuldades, principalmente sobre a assistência e permanência estudantil, de se fazer um processo igualitário, buscando equidade dos alunos que estão aqui e a adaptação a essas novas demandas que vão surgindo.

Um ponto bem positivo foi quando a Faculdade aceitou a inclusão do nome social nos diplomas e listas de presença no ano passado. Foi uma conquista mesmo ainda não tendo um estudante trans, porque é garantia de uma instituição mais inclusiva, para que essas pessoas pudessem se sentir acolhidas aqui dentro. Nós também tivemos que nos adaptar para receber pessoas com deficiência visual. Com isso, as dificuldades vêm, mas tem muita gente boa trabalhando que gosta muito daqui e são essas pessoas que permitem que o processo de transformação aconteça um pouco mais rápido. Nesses 105 anos, queremos que todos os alunos também se sintam parte dessa história e que saibam que, para contribuir com essa grandeza, é preciso ser agente da mudança”.

Diretório Acadêmico da Fonoaudiologia

Recepção fono p depoimento

Alunos de Fonoaudiologia na recepção de calouros de 2016. Foto: Carol Morena

“A Faculdade de Medicina da UFMG oferece inúmeras oportunidades para todos os estudantes que ingressam no curso, possibilitando que executem o conhecimento que vieram buscam e estabeleçam relações importantes para nossas vidas pessoais e profissionais. Muitas pessoas, inclusive, decidem fazer fonoaudiologia por causa da consolidação do nome da Instituição.

A nova gestão do DA da Fono tem trabalhado por mais eventos acadêmicos em prol dos discentes, em eventos de lazer e pelo contato mais horizontal com os outros DAs. Percebemos que precisamos unificar nossos trabalhos. Queremos envolver nossos alunos, organizar maneiras de incentivá-los para que se sintam acolhidos. Mesmo que a graduação pareça um processo cansativo, no futuro vai fazer diferença ter estado na UFMG.

É uma oportunidade grandiosa participar dos 105 anos da Faculdade. Todos os alunos ficam emocionados quando lembram da importância dessa Instituição. Saber que estamos construindo uma história junto com a Faculdade nos faz ter vontade de continuar. Nosso objetivo é, até o ultimo minuto, ajudar a Faculdade que nos abrigou”.

Diretório Acadêmico Marie Curie

Recepcão rádio p Depoimento

Calouros do Curso de Tecnologia em Radiologia na recepção de 2016. Foto: Carol Morena

“O Diretório Acadêmico Marie Curie e os estudantes do Curso de Tecnologia em Radiologia percebem esperançosos o desenvolvimento e o crescimento do curso e do órgão que os representa, construindo a própria história por meio da trajetória dentro da Faculdade de Medicina. Na passagem dos 105 anos, há de se comemorar muito mais que a existência de uma instituição tão sólida e importante para a sociedade. Mas, também a disposição de um espaço acadêmico aberto e democrático para as discussões que buscam a transformação social, evolução do pensamento e melhorias na qualidade de vida das pessoas, reafirmando um passado de vitórias e um futuro de desafios.

Ao chegar aos 105 anos, sente-se o peso da responsabilidade ao levar o emblema dessa instituição, objetivando a busca por adquirir conhecimento, aperfeiçoar os saberes e se engajar em um processo que se constrói no cotidiano, passo a passo. A sensação é de orgulho, felicidade e um largo sorriso ao poder transpor os portões da Faculdade e sair portando um documento que endossa a formação e a aquisição de saberes, com garantia da formação de bons profissionais. Mas, principalmente, com a autorização de tocar no ser humano com o único objetivo de oferecê-lo as melhores condições de vida e o restabelecimento da sua saúde.

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia e a gestão do Diretório Acadêmico Marie Curie cumprimenta a Faculdade de Medicina pelos 105 anos e reafirma o orgulho de fazer parte da Instituição, escrevendo, em conjunto, as próximas páginas dessa história, que é de todos nós”.

Selo comemorativo

SELO_105_FACULDADE_MEDICINA1Para marcar os 105 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, um selo comemorativo foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Instituição para ser utilizado em suas peças gráficas de eventos. O manual de aplicação está disponível através do site ACS da Faculdade (CLIQUE AQUI). Os interessados também podem baixar a imagem como fundo de tela para o computador.

    Contador de visitas: 1.050 visualizações Tópicos:

    Veja também: