Acesso interno

Saúde da Criança

Webmail Intranet Minha UFMG Boletim Eletrônico


crianca

O Programa de Pós-Graduação em Medicina – Pediatria iniciou-se em 1985 com autorização para funcionamento do Mestrado. Em 1994, foi implantado o Doutorado.Em 2004, ocorreu a mudança de Programa de Pós-Graduação em Pediatria para Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e Adolescente, possibilitando o ingresso de profissionais com diferentes formações. As atividades de orientação são realizadas por um corpo docentes permanentes credenciados após avaliação do curriculum vitae e aprovação pelo Colegiado.

Continue lendo..

História

O Programa de Pós-Graduação em Medicina – Pediatria iniciou-se em 1985 com autorização para funcionamento do Mestrado. Posteriormente, em 1994 foi implantado o Doutorado. A primeira dissertação de Mestrado foi defendida em 1989 e a primeira tese de Doutorado em 1998.

No sentido de acompanhar as tendências da pós-graduação, com a participação cada vez maior de profissionais de diversas áreas da saúde na medicina, foram feitas varias mudanças na estrutura e processo de seleção do curso. Assim, em 2004 ocorreu a mudança de Curso de Pós-Graduação em Pediatria para Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e Adolescente. Esta mudança possibilitou o ingresso de outros profissionais com diferentes formações para desenvolvimento de teses e dissertações tendo como objeto de estudo a criança e o adolescente. Como reflexo da abertura sem limitações, para graduados de outras áreas, procurou-se ampliar a participação de um número maior de co-orientadores e professores orientadores plenos de outros departamentos e de outras áreas do conhecimento da UFMG. Desta forma, foi possível proporcionar aos estudantes com projetos de pesquisa em outras áreas do conhecimento uma orientação mais adequada.

As atividades de orientação dos alunos de mestrado e doutorado são realizadas por um corpo orientadores plenos e específicos credenciados após avaliação do curriculum vitae e aprovação pelo Colegiado. Alem disso, também está credenciado um grupo de co-orientadores, doutores e que preenchem os critérios definidos pelo Colegiado: experiência em orientação e produção cientifica relevante na área de trabalho do aluno.

A partir de 2004 foram abolidas disciplinas obrigatórias, pelo entendimento de que as disciplinas que o aluno necessita para sua formação devem ser consideradas obrigatórias mediante avaliação criteriosa do orientador. É importante ressaltar que o complemento dos créditos é feito de acordo as recomendações do orientador, que leva em conta as disciplinas importantes em sua área de estudo.

A produção cientifica mantém-se significativa com publicações de artigos completos em periódicos indexados, além de livros, capítulos de livros e resumos de artigos em eventos. Pode-se observar que nas publicações há uma constante participação discente.

Saiba mais

Contato

 
Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – sala 503 / Belo Horizonte – MG – Tel:(31)3409-9641 / (31)3409-9640 – E-mail: cpg.ppg.sca@gmail.com