Acesso interno

Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical

Professores Confirmados

 

Abhay Satoskar – “Development of a live attenuated vaccine for leishmaniasis using CRISPR-Cas”

Assunto: Leishmaniose translacional

Abhay Satoskar, MD, PhD é professor da Divisão de Patologia Experimental e do Departamento de Microbiologia. Os interesses de pesquisa do Dr. Satoskar são imunologia e doenças infecciosas com foco na imunologia do parasita.

Israel Molina – Doença de Chagas e os desafios para o século XXI

Assunto: Chagas

Licenciatura em Medicina pela UAB. Adjunto do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Vall d’Hebron – Barcelona. Chefe da Unidade de Medicina Tropical e Saúde Internacional do Hospital Vall d’Hebron. Diretor do Programa Internacional de Saúde do ICS. Experiência clínica e de pesquisa na Guiné Equatorial, Brasil e Angola.

Celina Turchi –  “Zika epidemics in Brazil:is the public health crisis over?”

Assunto: Zika epidemiologia

Formação acadêmica: Medicina pela Universidade Federal de Goiás; mestrado em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido) e PhD em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) e Bolsista de Produtividade do CNPq 1C. Membro da Academia Brasileira de Ciências (2018). Membro do Comitê Assessor de Epidemiologia e Saúde Pública do CNPq. Faz parte do comitê gestor do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS). Coordena Grupo de Pesquisa de Epidemia da Microcefalia, em Recife (PE), com projetos de pesquisa na área de infecção pelo vírus Zika desde 2015. Recebeu a nominação de revista Nature como uma das 10 cientistas mais importantes em 2016 e da TIME dentre as 100 pessoas mais influentes em 2017 na categoria de Pioneiros pela atuação na epidemia de Zika no Brasil. Principal área de ensino e pesquisa em epidemiologia das doenças infecciosas.

Luiz Ricardo Goulart –  “Strategies for Development of Infectious Diseases Theranostics”

Assunto: Translacional (biotecnologia)

Graduado em Ciências Biológicas e em Agronomia. Mestrado em Genética e doutorado em Genética Molecular pela Purdue University. Pós-doutorado em Patologia Molecular Médica pela Virginia Commonwealth University e pós-doutorado em Microbiologia Médica e Imunologia pela University of California Davis. Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia.

Rodrigo Said

Assunto: Arboviroses (epidemiologia)

Subsecretario de Vigilância e Proteção à Saúde

Cor Jesus Fernandes Fontes – “Paracoccidioides brasiliensis x P. lutzii: o que mudou na história natural da paracoccidioidomicose?”

Assunto: Infecções fungicas

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Mato Grosso e médico do Hospital Universitário Júlio Müller. Compõe o Comitê Assessor do Programa Nacional de Controle da Malária da SVS/Ministério da Saúde. Sua principal linha de pesquisa aborda aspectos do diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas endêmicas de Mato Grosso, principalmente a malária, as leishmanioses, as hepatites virais e a paracoccidioidomicose. Bolsista de produtividade em pesquisa 2 pelo CNPq desde 2005.

Mauricio L. Nogueira – “Relações imunológicas entre dengue e zika: Papel na proteção e doença”

Assunto: Virologista

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Foi Pós-doutorando no National Institute of Allergy and Infectious Diseases (2000 a 2004). Em 2010 obteve o título de Livre Docente em Virologia. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: flavivírus, dengue e relação vírus célula. Atua também no Hospital de Base de São José do Rio preto na Unidade de Biologia Molecular. É Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (2017-2019)

Ricardo Fujiwara

Assunto: Helmintoses

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-doutorado realizado na The George Washington University (2005). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do curso de Pós-graduação em Parasitologia (ICB/UFMG). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase no desenvolvimento de ferramentas (diagnóstico, vacinas e fármacos) para o controle de doenças parasitárias negligenciadas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.

Esper Kallas 

Assunto: HIV / Presença não confirmada

Médico Infectologista e Imunologista, é Professor Associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também é Pesquisador do LIM-60, na Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia, onde realiza projetos de medicina de tradução, trazendo conceitos de ciência básica para aplicações clínicas, especialmente em doenças infecciosas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C.