Linhas de Pesquisa do Programas de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical (Pg-IMT) Da Faculdade de Medicina da UFMG.

Bioética e Educação Médica


Professores: Denise Utsch Gonçalves, Dirceu Bartolomeu Greco, Manoel Otávio da Costa Rocha, Unaí Tupinambás.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo dos diversos parâmetros associados à ética e educação médica quanto à assistência à saúde, no ensino e na pesquisa envolvendo seres humanos. A bioética é a ética aplicada à vida e abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta e da raça humana. Dentro da medicina, e diante dos inúmeros acontecimentos e fatos que atentam contra a vida e a dignidade humana, fica cada vez mais evidente que uma formação técnica pautada em disciplinas isoladas e sem comunicação entre si não dará conta dos dilemas que se apresentam a todos os seres humanos. Dessa forma, reflexões acerca das ciências humanas, da saúde e bioética são necessárias a uma formação integral do ser humano em busca de profissionais críticos, sensíveis e criativos. Tais perspectivas são necessárias a qualquer área do saber e tornam-se imprescindíveis quando se trata da formação médica.

Cardiologia Tropical


Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Manoel Otávio da Costa Rocha, Maria do Carmo Pereira Nunes, Milena Soriano Marcolino, Ricardo Toshio Fujiwara.


Sumário: A cardiologia tropical é o estudo das doenças cardiovasculares que ocorrem nos países tropicais em desenvolvimento, englobando patologias infecciosas típicas, grandes endemias com repercussão no aparelho cardiovascular e aspectos característicos da epidemiologia e da clínica destas doenças. Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo das valvulopatias reumáticas, da endocardite infecciosa, das manifestações cardiovasculares da esquistossomose, do uso de ferramentas da telessaúde para auxílio à assistência de populações em localidades remotas e à organização da assistência cardiológica nos países em desenvolvimento.

Clínica, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e tropicais


Professores: Denise Utsch Gonçalves, Eduardo Antonio Ferraz Coelho, Manoel Otávio da Costa Rocha, Mauro Martins Teixeira, Milena Soriano Marcolino, Silvana Spíndola, Vandack Alencar Nobre Júnior, Walderez Ornelas Dutra, Zilma Silveira Nogueira Reis.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo sistemático da patogenia, fisiopatologia e das manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas prevalentes em nosso meio. A presente linha de pesquisa envolve ainda avaliação de biomarcadores diagnósticos, assim como do tratamento e do seguimento terapêutico dos pacientes acometidos por doenças infecciosas e tropicais.

Doença de Chagas - patogênese geral, imunopatogênese, clínica, morbidade, tratamento e prognóstico


Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Fabiana Simão Machado, Lilian Lacerda Bueno, Manoel Otávio da Costa Rocha, Maria do Carmo Pereira Nunes, Milena Soriano Marcolino, Ricardo Toshio Fujiwara, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: A doença de Chagas é um dos principais problemas de saúde pública na América Latina, estando intimamente associada ao subdesenvolvimento social e econômico nos países em desenvolvimento. Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo sistemático, transversal e prospectivo de pacientes chagásicos atendidos no ambulatório de referência em doença de Chagas, procurando-se avaliar determinantes da morbidade e do prognóstico e influência do tratamento, contribuindo ativamente na definição de vários aspectos fisiopatológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos dessa importante patologia.

Epidemiologia Tropical


Professores: Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Lilian Lacerda Bueno, Manoel Otávio da Costa Rocha, Mariângela Carneiro, Ricardo Toshio Fujiwara, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o desenvolvimento de projetos que visem à avaliação dos fatores de risco relacionados com o estabelecimento da infecção do prognóstico de diferentes doenças em nosso meio, tais como esquistossomose mansoni, doença de Chagas, hanseníase, leishmanioses, dentre outras; bem como a avaliação de programas de intervenção na área de saúde; em ensaios clínicos e de fatores relacionados ao processo de urbanização das doenças infecciosas antes consideradas zoonóticas.

Gestão para a garantia da qualidade assistência e controle das infecções nosocomiais

Professores: Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Manoel Otávio da Costa Rocha, Maria Auxiliadora Parreiras Martins, Mariângela Carneiro, Milena Soriano Marcolino, Zilma Silveira Nogueira Reis.


Sumário: Nesta linha de pesquisa, propõem-se o desenvolvimento de projetos que abordem as questões relevantes para a qualidade assistencial em saúde, tanto em ambientes hospitalares como ambulatoriais, no contexto das necessidades dos países em desenvolvimento, com interface com as políticas de saúde, epidemiologia e ciência da implementação. Inclui-se no escopo desta linha o estudo da epidemiologia, apresentação clínica, o diagnóstico e a prevenção das infecções nosocomiais e o uso mais racional de antibióticos, mediante a utilização de biomarcadores para orientar a terapêutica antimicrobiana e outras estratégias.

Esquistossomose mansoni - patogênese geral, imunopatogênese, clínica, morbidade, tratamento e prognóstico

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Denise Utsch Gonçalves, Lilian Lacerda Bueno, Mariângela Carneiro, Ricardo Toshio Fujiwara, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo dos diversos aspectos relativos à apresentação clínica, ao diagnóstico e tratamento da esquistossomose, nas suas diferentes formas clínicas. Como exemplo, cita-se o estudo de marcadores séricos do envolvimento hepato-esplênico para a definição dos níveis de morbidade, para o planejamento das estratégias de intervenção e para o diagnóstico e seguimento individual dos pacientes acometidos.

Imunologia das doenças infecciosas e tropicais

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Daniel Menezes Souza, Eduardo Antonio Ferraz Coelho, Fabiana Simão Machado, Lilian Lacerda Bueno, Manoel Otávio Costa Rocha, Mariana Costa Duarte, Mauro Martins Teixeira, Ricardo Toshio Fujiwara, Vandack Alencar Nobre Júnior, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo sistemático da imunopatogenia das doenças infecciosas e parasitárias de interesse em saúde pública regional e nacional. A partir do estudo de pacientes e de modelos experimentais de doenças infecto-parasitárias, esta linha de pesquisa procura entender os mecanismos imunes envolvidos na resposta às infecções, além de identificar possíveis marcadores biológicos voltados para o diagnóstico e/ou prognóstico das doenças, além de novos alvos para utilização como vacinas e/ou na melhoria das condições diagnósticas de doenças como as leishmanioses visceral e tegumentar.

Infecções virais: HIV/AIDS, HTLV-I/II e outros vírus

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Denise Utsch Gonçalves, Dirceu Bartolomeu Greco, Manoel Otávio da Costa Rocha, Mauro Martins Teixeira, Unaí Tupinambás.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo das infecções causadas por vírus, notadamente, pelo HIV e HTLV I/II, em relação aos seus diversos aspectos tais como a epidemiologia, história natural, patogenia, diagnóstico, tratamento e profilaxia das doenças causadas por tais agentes infecciosos. Contamos com uma coorte de mais de três mil pacientes infectados pelo HIV e de 500 indivíduos infectados pelo HTLV-I/II, e que são acompanhados desde o ano de 1997, os quais realizam exames de imunofenotipagem de linfócitos e carga viral, dentre outras atividades, com supervisão de professores orientadores na linha de pesquisa. Há também atenção para outras condições endêmicas (ex. hepatites virais) e epidêmicas, como por exemplo arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue e Zica vírus

Leishmanioses

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Daniel Menezes Souza, Denise Utsch Gonçalves, Eduardo Antonio Ferraz Coelho, Lilian Lacerda Bueno, Manoel Otávio da Costa Rocha, Mariana Costa Duarte, Mariângela Carneiro, Ricardo Toshio Fujiwara, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se a investigação clínica e experimental das características patogênicas, anátomo-patológicas, propedêuticas, terapêuticas e profiláticas das leishmanioses tegumentar e visceral. Os pesquisadores do Programa estão envolvidos em ensaios clínicos em modelos animais e no ser humano acerca da avaliação da eficácia e segurança da farmacoterapia da doença, de aspectos imunológicos relacionados a novas formas de diagnóstico laboratorial das leishmanioses tegumentar e visceral, bem como na prevenção sob a forma do desenvolvimento de vacinas e no desenvolvimento de novos fármacos ativos, mas menos tóxicos aos pacientes.

Medicina Intensiva

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Maria Auxiliadora Parreiras Martins, Mauro Martins Teixeira, Milena Soriano Marcolino, Vandack Alencar Nobre Júnior.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo sistemático da clínica, evolução, formas de tratamento dos processos infecciosos graves que requerem tratamento intensivo. Os pesquisadores conduzem também trabalhos na área de terapia intensiva em geral, com ênfase nos problemas associados às bactérias multirressistentes, infecções relacionadas aos cuidados de saúde e infecções em pacientes imunossuprimidos, no uso de antimicrobianos, nas disfunções respiratórias observadas em pacientes imunossuprimidos e nas condições cardiovasculares encontradas as unidades de terapia intensiva. Por fim, há interesse em aspectos relacionados ao diagnóstico mediante uso de biomarcadores, assim como no uso dessas moléculas como ferramentas para entendimento da resposta terapêutica, além da avaliação da resposta imune inata em pacientes criticamente enfermos

Micobacterioses: tuberculose, hanseníase e outras infecções por micobactérias

Professores: Antônio Lúcio Teixeira Júnior, Manoel Otávio da Costa Rocha, Silvana Spíndola de Miranda.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo das infecções causadas pelos principais tipos de micobactérias de interesse em patologia humana, incluindo uma abordagem dos aspectos clínicos, de diagnóstico laboratorial e tratamento das doenças por elas causadas. Projetos desenvolvidos nesta linha buscam avaliar fatores relacionados ao controle das doenças causadas por estes microorganismos, buscando compreender os princípios da patogenicidade desses agentes, da fisiopatologia, do diagnóstico clínico e laboratorial, da terapêutica, profilaxia e do tratamento; além das estratégias bacterianas de evasão e sobrevivência e dos mecanismos de patogenicidade. Há também projetos buscando perspectivas para o controle das doenças causadas por tais agentes.

Oftalmologia Tropical

Professores: Antônio Lucio Teixeira Júnior, Daniel Vitor de Vasconcelos Santos, Denise Utsch Gonçalves, Ricardo Toshio Fujiwara, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo dos aspectos clínicos e imunológicos relacionados com as doenças oculares de natureza infecciosa, destacando-se a toxoplasmose ocular e hanseníase. Projetos são desenvolvidos para realização de estudos sistemáticos, de padronização de condutas e atenção referencial à saúde dos pacientes com afecções oculares de etiologia infecciosa, com ênfase na patogenia, manifestações clínicas, terapêutica e prevenção de tais doenças.

Paracoccidioidomicose e outras micoses sistêmicas

Professores: Antônio Lucio Teixeira Júnior, Denise Utsch Gonçalves, Silvana Spíndola de Miranda, Walderez Ornelas Dutra.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o estudo dos aspectos relacionados com a apresentação clínica, fisiopatologia, o diagnóstico clínico e laboratorial, a terapêutica, profilaxia e o tratamento da paracoccidioidomicose e de outras micoses sistêmicas encontradas em nosso meio.

Telessaúde


Professores: Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Daniel Vitor de Vasconcelos Santos, Manoel Otávio da Costa Rocha, Milena Soriano Marcolino, Zilma Silveira Nogueira Reis.


Sumário: Nesta linha de pesquisa propõem-se o desenvolvimento de projetos que objetivam a utilização de ferramentas de comunicação empregando recursos tecnológicos disponíveis em nosso meio, por meio da telemedicina e saúde global, e que possuem enorme potencial de benefício às populações que residem em locais mais afastados e desprovidos de recursos. A utilização dessas ferramentas, tais como educação à distância, teleassistência e teleconferência tornaria possível se ofertar uma melhor qualidade de vida aos pacientes desprovidos de assistência, notadamente aqueles que vivem em áreas remotas, permitindo também maior cooperação e integração entre os grupos de pesquisadores, assim como o incremento das ações de cooperação entre os diferentes atores envolvidos, o que parece essencial em um país com dimensões continentais como o Brasil.