Área de concentração: Funcionalidade e saúde da Comunicação Humana

A. Funcionalidade e saúde da comunicação humana na criança e no adolescente

B. Funcionalidade e saúde da comunicação humana no adulto e no idoso

C. Saúde coletiva e comunicação humana

Área de concentração: Funcionalidade e saúde da Comunicação Humana

A. Funcionalidade e saúde da comunicação humana na criança e no adolescente

Esta linha de pesquisa focaliza os problemas de saúde da comunicação que envolve crianças, adolescentes e populações jovens, estudando a promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação da linguagem, voz, motricidade orofacial, disfagia, audição e equilíbrio, a fim de garantir a qualidade de vida e da comunicação humana em crianças e adolescentes.

Como recortes temáticos destacam-se estudos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem, da voz e da fala, além de estudos sobre a atuação fonoaudiológica em recém nascidos e escolares em todas as áreas de atuação do fonoaudiólogo (audição, equilíbrio, linguagem, voz, motricidade orofacial e saúde coletiva).

Eixos temáticos
1. Distúrbios da linguagem oral e escrita na criança e no adolescente;
2. Audição e Equilíbrio na criança e no adolescente;
3. Prevenção, desenvolvimento, avaliação e tratamento dos distúrbios miofuncionais orofaciais e disfagia orofaríngea na infância e adolescência;
4. Avaliação e Tratamento das Disfonias Infantis.

Pesquisadores: Amélia Augusta de Lima Friche, Ana Cristina Côrtes Gama, Andréa Rodrigues Motta, Helena Maria Gonçalves Becker, Juliana Nunes Santos, Letícia Caldas Teixeira, Luciana Macedo de Resende, Marco Aurélio Rocha Santos, Sirley Alves da Silva Carvalho, Stela Maris Aguiar Lemos e Vanessa de Oliveira Martins Reis.

Área de concentração: Funcionalidade e saúde da Comunicação Humana

B. Funcionalidade e saúde da comunicação humana no adulto e no idoso

Tendo como foco o adulto e o idoso, esta linha de pesquisa busca, baseado em diferentes vertentes teóricas e metodológicas pertencentes às distintas áreas do saber, trabalhar com questões de investigação da promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação da linguagem, voz, motricidade orofacial, disfagia, audição e equilíbrio. Nesta linha são realizados estudos sobre saúde e doenças fonoaudiológicas em adultos e idosos nas áreas de audição, equilíbrio, linguagem, voz, motricidade orofacial e saúde coletiva, garantindo o bem estar e a inclusão social.

Eixos Temáticos
1. Prevenção, desenvolvimento, avaliação e tratamento dos distúrbios miofuncionais orofaciais e disfagia orofaríngea em adultos e idosos;
2. Audição e equilíbrio no adulto e no idoso;
3. Distúrbios da linguagem oral e escrita no adulto e no idoso;
4. Avaliação e Tratamento das Disfonias em adultos e idosos.

Pesquisadores: Ana Cristina Côrtes Gama, Andréa Rodrigues Motta, Helena Maria Gonçalves Becker, Juliana Nunes Santos, Letícia Caldas Teixeira, Luciana Macedo de Resende, Marco Aurélio Rocha Santos, Patrícia Cotta Mancini,Sirley Alves da Silva Carvalho e Vanessa de Oliveira Martins Reis.

Área de concentração: Funcionalidade e saúde da Comunicação Humana

C. Saúde coletiva e comunicação humana

Esta linha busca estudar problemas de natureza interdisciplinar colocados pela contemporaneidade presentes no campo da Saúde Pública em geral e, em particular, nas áreas de atuação da Fonoaudiologia (linguagem, voz, motricidade orofacial, disfagia, audição e equilíbrio). Prioriza como recortes temáticos, questões relativas a políticas públicas, inclusão/exclusão social e direitos humanos, impacto e mudanças na informação e comunicação em saúde pública, gestão e avaliação de serviços, formação de recursos humanos, diversidades metodológicas do campo da saúde pública tendo como foco principal a comunicação humana e seus distúrbios. Os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos têm como objetivo intervir e propor políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais. Estudam também os aspectos preventivos no que se refere aos assuntos fonoaudiológicos, participando da equipe de orientação e planejamento escolar.

Eixos Temáticos
1. Prevalência de incapacidade funcional na população brasileira
2. Avaliação da implementação da Rede de Atenção à Saúde Auditiva: um estudo de caso das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo, Minas Gerais
3. Fonoaudiologia e SUS: Concepções e Práticas na Rede Pública de Saúde de Minas Gerais.

Pesquisadores: Adriane Mesquita de Medeiros, Amélia Augusta de Lima Friche, Juliana Nunes Santos, Sirley Alves da Silva Carvalho e Stela Maris Aguiar Lemos.