Acesso interno

Ciências Fonoaudiológicas

Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Saúde Funcional em fonoaudiologia

Linhas de Pesquisa

Ancorados na saúde funcional e nas áreas da fonoaudiologia, foram criadas quatro linhas de pesquisa, todas englobando os preceitos das atividades funcionais da Comunicação Humana, objetivando diminuir as limitações, e evitar a restrição da participação social dos indivíduos.

A. Saúde Funcional em voz e desempenho comunicativo
B. Saúde Funcional em motricidade orofacial e disfagia
C. Saúde Funcional em linguagem, audição e equilíbrio
D. Políticas públicas e epidemiologia

A. Saúde Funcional em voz e desempenho comunicativo:

Esta linha de pesquisa focaliza na saúde funcional da produção da voz e no desempenho da comunicação, estudando a promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação da voz, a fim de garantir a qualidade de vida e autonomia para o pleno exercício da cidadania, com ações baseadas nos ciclos de vida, e considerando as diferenças de gêneros e as necessidades específicas das populações.

Docentes participantes: Adriane Mesquita de Medeiros, Ana Cristina Côrtes Gama, Letícia Caldas Teixeira e Marco Aurélio Rocha Santos.

B. Saúde Funcional em motricidade orofacial e disfagia:

Tendo como foco a saúde Funcional nas áreas da motricidade orofacial e da deglutição, esta linha de pesquisa busca, baseado em diferentes vertentes teóricas e metodológicas pertencentes às distintas áreas do saber, trabalha com questões de investigação da promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios miofuncionais orofaciais e da disfagia. Nesta linha são realizados estudos sobre saúde funcional em motricidade orofacial e disfagia, objetivando a criação de formas de controle e prevenção de incapacidade nos processos de fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição, para todas as faixas etárias.
Docentes participantes: Amélia Augusta de Lima Friche, Andréa Rodrigues Motta, Helena Maria Gonçalves Becker e Renata Maria Moreira Moraes Furlan.

C. Saúde Funcional em linguagem, audição e equilíbrio:

Esta linha de pesquisa objetiva investigar processos da promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da linguagem, da audição, e do equilíbrio. Pretende ter suas ações baseadas nos ciclos de vida, e que visem identificar, o mais precocemente possível, sinais e sintomas indicativos de futuras alterações de linguagem e audição, promovendo linhas de promoção e cuidados para a saúde funcional da linguagem, da fluência, da audição e do equilíbrio.

Docentes participantes: Juliana Nunes Santos, Luciana Macedo de Resende, Patrícia Cotta Mancini, Sirley Alves da Silva Carvalho, Stela Maris Aguiar Lemos, Vanessa de Oliveira Martins-Reis, Denise Utsch Gonçalves, Helena Maria Gonçalves Becker, Marco Aurélio Rocha Santos e Ludimila Labanca.

D. Políticas públicas e epidemiologia:

Esta linha busca estudar problemas presentes no campo da Saúde Pública em geral, considerando-se os preceitos da saúde funcional nas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Prioriza como recortes temáticos, a saúde funcional; questões relativas a políticas públicas; inclusão/exclusão social e direitos humanos; impacto e mudanças na informação e comunicação em saúde pública; gestão e avaliação de serviços; formação de recursos humanos; diversidades metodológicas do campo da saúde pública tendo como foco principal a comunicação humana e seus distúrbios. Os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos têm como objetivo intervir e propor políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde funcional, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Docentes participantes: Adriane Mesquita de Medeiros, Amélia Augusta de Lima Friche, Juliana Nunes Santos, Stela Maris Aguiar Lemos, Sirley Alves da Silva Carvalho e Vanessa de Oliveira Martins-Reis.