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Ciências Fonoaudiológicas

Disciplinas

Deverão ser cumpridos 24 créditos de disciplinas distribuídos em dois núcleos:

1)Núcleo específico: composto pelas disciplinas optativas (08 créditos);
2)Núcleo comum: composto por disciplinas obrigatórias (16 créditos).

  • Disciplinas do núcleo específico
    Disciplinas do núcleo comum

Disciplinas do núcleo específico

1) Redação e análise de artigos científicos (2 créditos)
Ementa: Desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades para escrever e analisar artigos científicos dentro de um referencial quantitativo e qualitativo. Aprimorar o conhecimento acerca das bases de dados científicas e softwares de apoio à revisão bibliográfica.

2) Gestão de serviços de saúde (2 créditos)
Ementa: Conhecer os tipos de serviço que compõem os sistemas de prestação de assistência à saúde e suas mudanças no decorrer da história além de conhecer e analisar as diferentes formas de organização da assistência: linhas de cuidado (população sob cuidado), organização dos serviços (programas de atenção direta, apoio clínico e apoio administrativo). Discutir conceitos e modelos de análise de produtividade e qualidade de serviços.

3) Prática baseada em evidências (2 créditos)
Ementa: Estudo e análise crítica dos resultados da intervenção fonoaudiológica baseada em evidências científicas contidas na literatura nacional e internacional.

4) Informática em Saúde aplicada à Fonoaudiologia (1 crédito)
Ementa: Conhecer os conceitos das tecnologias da informação e comunicação utilizadas na área da saúde como: registro eletrônico do paciente, pesquisa de informações em saúde, educação à distância e continuada e telessaúde.

5) Temas em Fonoaudiologia (3 créditos)
Ementa: disciplina de ementa variável.

6) Comunicação humana na infância e adolescência (2 créditos)
Ementa: estudo das funções relacionadas à comunicação humana (audição, equilíbrio, voz, motricidade orofacial, linguagem) e seu impacto no desenvolvimento global e na saúde e crianças e adolescentes.

7) Comunicação humana no adulto e idoso (2 créditos)
Ementa: estudo das funções relacionadas à comunicação humana (audição, equilíbrio, voz, motricidade orofacial, linguagem) e a inter-relação para a saúde e trabalho de adultos e idosos.

Disciplinas do núcleo comum

1) Didática do Ensino Superior (2 créditos)
Ementa: Andragogia. O professor universitário: desafios e perspectivas. Relação professor x aluno. Planejamento no Ensino Superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo. A importância da utilização dos recursos didáticos na construção do conhecimento.

2) Metodologia Científica (2 créditos)
Ementa: Aspectos conceituais, éticos e metodológicos de planejamento, execução e divulgação da pesquisa em saúde. Estratégias de redação de projetos de pesquisa e artigos científicos. Análise crítica da busca de evidências científicas e da construção de projetos multicêntricos. Delineamento de redes de pesquisa e informação em saúde.

3) Introdução à Bioestatística (2 créditos)
Ementa: Estatística descritiva. Noções de probabilidade. Principais modelos discretos e contínuos. Ajustamento de modelos probabilísticos. Noções de amostragem e estimação. Noções de testes de hipóteses. Analise de variância: classificação simples. Correlação e regressão linear. Noções sobre experimentos e levantamentos.

4) Princípios de Epidemiologia (2 créditos)
Ementa: Estrutura epidemiológica dos problemas de saúde: agente, hospedeiro e ambiente; medidas de frequência. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e transição demográfica. Pesquisa etiológica e saúde pública: desenhos de estudos epidemiológicos, medidas de associação e de impacto potencial; fontes de erros em estudos epidemiológicos: validade e precisão; interação.

5) Estágio de Docência (4 créditos)
Ementa: participação em atividades didáticas associadas a uma disciplina de curso de graduação da UFMG.

6) Estudos Fonoaudiológicos nos Ciclos de Vida: Crianças e adolescentes (2 créditos)
Ementa: Conhecimentos atuais clínicos, epidemiológicos e nosológicos da comunicação humana em crianças durante o processo de desenvolvimento humano e suas variações, tendo como referência os processos sociais, intergeracionais, históricos e biológicos constitutivos do ser humano que se manifestam em condições e circunstâncias específicas. Saúde materno-infantil, crescimento e desenvolvimento, morbimortalidade e participação e exclusão social que afetam as populações neste ciclo de vida.

7) Estudos Fonoaudiológicos nos Ciclos de Vida: Adultos e idosos (2 créditos)
Ementa: Conhecimentos atuais clínicos, epidemiológicos e nosológicos da comunicação humana em adultos e idosos durante o processo de desenvolvimento humano e suas variações, tendo como referência os processos sociais, intergeracionais, históricos e biológicos constitutivos do ser humano que se manifestam em condições e circunstâncias específicas. Inserção social, relações de trabalho e lazer. Aspectos clínico-epidemiológicos das doenças crônicas degenerativas, condições psicológicas, intervenções e terapêuticas no adulto e no idoso.