Curso propõe uso de Aplicativos Móveis para a troca de Dados em Saúde

CINS promove Curso de Extensão sobre USO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA TROCA DE DADOS EM SAÚDE

O Curso reuniu pesquisadores e profissionais de saúde, ciência da informação e da computação para apresentar suas experiências e discutir sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde. Patrocinado com recursos do Projeto PPSUS-Redes, Fapemig.

A tecnologia móvel constitui um grande potencial a ser explorado tanto na comunicação, nos diversos níveis entre paciente e profissional de saúde, como na educação de alunos bem como da população em geral. Uma vez que, os dispositivos móveis tornaram-se presentes no cotidiano de várias classes sociais, a utilização de sistemas eletrônicos de informação é hoje uma necessidade tanto dos serviços de saúde como também dos grandes grupos de pesquisa e educação, em todo o mundo. Além disto, a possibilidade de obter informações sobre saúde geradas pelo próprio paciente, que por si só carece de uma série de validações extras, é uma realidade de suma importância e inevitável atualmente. Assim, para que se viabilizem abordagens assistenciais de melhor qualidade científica, por meio da utilização de dispositivos móveis, pelos pacientes, é primordial que o assunto seja debatido à luz da ciência.

Dia 1/dezembro

Professor convidado: Ricardo Cruz-Correia – Universidade do Porto, Portugal

Programa:

1. Como apresentar sinais médicos em APPs
2. Captura de dados de biosensores para APPs médicos
3. Armazenamento de dados de APPs médicos em ambiente de nuvem
4. Troca de dados entre APPs médicos e SIS

Data: 2/dezembro

Programa:

1. Como nasce um APP (Artur Jeber)
2. Desenvolvimento Híbrido utilizando o Ionic para APPs (Marcelo Santos Jr.)
3. Persistência de dados no desenvolvimento de APPs (Serufo Filho)
4. Introdução ao Back-End no desenvolvimento de APPs (Isaias R Oliveira)

Assista aos vídeos contendo excertos das palestras ou acesse o canal do CINS no YouTube.