Cursos de Outono

Aproveite a programação ofertada em nossos laboratórios. Acesse a página Cursos de Extensão e conheça a programação, ou selecione uma das opções ao lado para ir direto à página de cada curso. Inscrições abertas através do site da Fepe.
 

Conheça o SISPq – Sistema de Tramitação de Projetos de Pesquisa

Desenvolvido pelo CINS, a ferramenta sistematiza a submissão e tramitação de projetos de pesquisa da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFMG. Saiba mais ou clique para visitar a página do CPQ, que dá acesso ao sistema.

Projeto Skinage recebe prêmio e leva tecnologia a diferentes países

Vencedor da chamada internacional “Stars in Global Health 2018-2019”, do Grand Challenges Canadá, Skinage será avaliado simultaneamente em Moçambique, Portugal e Brasil. Leia a reportagem no site do projeto.

Jornal Minas: dispositivo identifica idade gestacional a baixo custo

Pesquisadores da UFMG desenvolveram um dispositivo para identificar a idade gestacional de bebês. O tempo de gravidez é imprescindível para a formação do feto e para o acompanhamento médico que é feito. Assista a reportagem acessando a noticia na página do projeto.

Patente da Faculdade detecta idade gestacional com maior precisão atual

Publicação em revista internacional evidencia resultados positivos de testes do Projeto Skinage, dispositivo inédito que informa a idade gestacional do recém-nascido. Leia a reportagem ou acesse a publicação.

CINS, HC UFMG e PAHO: revisão sobre Registro Eletrônico em Saúde

Pesquisadores do CINS, do Hospital das Clinicas da UFMG e colaboradores da PAHO publicam revisão sobre Registro Eletrônico em Saúde na JMIR Medical Informatics – agosto de 2017 (em inglês). Acesse a versão online ou abra o arquivo em PDF. Saiba mais.

MGTV: UFMG desenvolve aplicativo de celular que auxilia no pré-natal

APP Meu Pré-natal é gratuito e validado por profissionais especialistas. Orientação baseada em evidência científica diretamente para as gestantes. Assista à reportagem.

APP Meu Pré-natal: mais de 50 mil downloads

Desenvolvido no Centro de Informática em Saúde – CINS da Faculdade de Medicina da UFMG, o aplicativo está disponível para download e vem sendo atualizado para oferecer cada vez mais serviços às futuras mães. Saiba mais.

Dispositivo da Faculdade tem depósito para registro de patente

A UFMG depositou o registro para patente do processo de desenvolvimento e o uso do dispositivo que informa a idade gestacional de um recém-nascido através das propriedades óticas da pele. Saiba mais.

Laboratório na Biblioteca

Laboratório de uso livre de alunos da graduação e pós-graduação foi instalado no terceiro piso da Biblioteca J. Baeta Vianna. E espaço conta com 42 computadores configurados no mesmo padrão dos demais laboratórios mantidos pelo CINS.

Uso dos Laboratórios


Projetos em Destaque

RES-Obstétrico

Projeto do NP-Infosaúde que pretende contribuir para a gestão da informação obstétrica e neonatal e para a continuidade do cuidado, após alta hospitalar de mães e neonatos, dentro da rede assistencial do SUS.

Mais sobre RES-Obstétrico


Light Scan Skin Age

Projeto desenvolve sensor para captar luz de Leds refletida na pele e avaliar a idade gestacional. A correta identificação da idade gestacional ao nascer pode auxiliar a equipe de saúde a tomar decisões para o melhor cuidado com o bebe.

Acessar página do Light Scan Skin Age
 

Infraestrutura e Suporte

Conheça a estrutura informacional disponibilizada pelo CINS: laboratórios, rede de internet, suporte técnico e assistência ao usuário, soluções administrativas e de gestão para a Faculdade de Medicina.

Acessar

Apoio à Pesquisa

Sistemas de apoio ao pesquisador, tutoriais para a formação de alunos de graduação e pos-graduação, projetos de pesquisa próprios e Nucleo de Pesquisas em Informática Aplicada a Saúde.  

Acessar

Apoio ao Ensino

Conheça os tutoriais recomendados para as ferramentas informatizadas mais utilizadas pelos alunos e professores: Office, EndNote, SPSS, Evidências científicas, entre outros.  

Acessar
 

Todos os direitos reservados ao CINS – Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, 2013