e-book 2

Em cerimônia realizada na Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Tecnologia em Saúde (CETES) lançou no dia 21 de maio de 2015, o e-Book Cuidando do Recém Nascido de Alto Risco.

O e-Book  Cuidando do Recém Nascido de Alto Risco foi organizado  pela professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Maria do Carmo Barros de Melo, pela pediatra Thais Costa Nascentes Queiroz, especialista em neonatologia e pela  enfermeira Nara Carvalho da Silva, colaboradora do LABSIM/CETES.

A ideia do e-Book surgiu diante da necessidade de registrar alguns temas abordados em webconferências realizadas no  projeto de Telemonitoramento de UTIs Neonatais, uma parceria com o Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG  e Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais. Para as instituições que estiveram interligadas à Central de Telemonitoramento foi possível acesso a webconferências mensais, teleconsultorias síncronas diariamente (12 horas por dia de segunda a segunda-feira) para discussão de casos clínicos, exames complementares, acesso a teleconsultorias com especialistas e apoio para treinamento e montagem de novas UTIs ou expansão de leitos que estavam sendo implementados no estado. A Central de Regulação Assistencial de Leitos do Estado de Minas Gerais interagiu  com a Central de Telemonitoramento e com isto foi possível oferecer suporte aos profissionais de saúde e pacientes que necessitavam de transporte ou serviços especiais. Está previsto uma  expansão do serviço para apoio aos pacientes pediátricos admitidos em UTIs de Minas Gerais e para aqueles, em situações de risco  que estejam aguardando vaga em leitos de terapia intensiva, além de apoio diagnóstico e uma maior interação com a Central de Regulação Assistencial de Leitos.

Os palestrantes selecionados para ministrar as vídeo-aulas do e-Book  tem experiência profissional e acadêmica, e o objetivo é proporcionar aos profissionais de saúde do estado uma visão mais abrangente dos temas apresentados. Cuidar do posicionamento e do suporte nutricional é essencial para a sobrevida do recém nascido. Abordar adequadamente a reanimação, o transporte, a hemorragia ventricular, a cardiopatia congênita, as infecções, a hemoterapia, o suporte ventilatório é mandatório.

Esperamos que o e-Book seja útil para o dia-a-dia dos pediatras e que sirva de estímulo para discussões em grupos e atualização das equipes de trabalho envolvidas com a neonatologia.

 

Versão oficial do e-Book para dispositivos Apple disponível na iTunes Store: https://itun.es/i6Yx6KX

Versão PDF produzida pela Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG: Arquivo PDF

<<< Voltar

medyum