watch anime pvp serverler metin2 pvp serverler Agario agario play agar

Belo Horizonte,

Trancamentos de matrícula

TRANCAMENTO TOTAL

É conceituado como o deferimento de solicitação do estudante para não desenvolver nenhuma atividade acadêmica curricular em um período letivo.

De acordo com as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG, a partir de 2019, o trancamento total passa a ser computado no tempo limite para integralização do curso.

Será excluída qualquer atividade cursada com aprovação durante o semestre em que o aluno tenha ocorrência de trancamento total.

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA

É conceituado como o deferimento de solicitação do estudante para não desenvolver as atividades referentes a uma determinada disciplina curricular na qual tenha se matriculado.

De acordo com as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG (Resolução CEPE 01/2018), a partir de 2020-1, o estudante terá direito a um número máximo de trancamentos parciais sem justificativa da matrícula em atividades acadêmicas curriculares igual ao número padrão de períodos curriculares do percurso curricular ao qual estiver vinculado dividido por 2 (dois).

PRAZOS

Trancamento total

  1. A qualquer tempo para período letivo ainda não iniciado;
  2. Sem justificativa: até 30 (trinta) dias após o início do período letivo. Calouros não podem solicitar. O trancamento sem justificativa pode ser solicitado apenas uma vez durante o curso de graduação;
  3. Com justificativa: em 2019, poderá ser solicitado até o último dia letivo do semestre. A partir de 2020, até 30 dias após a ocorrência do fato gerador da justificativa e antes da data de encerramento do período letivo.

É necessário o aluno anexar documentação comprobatória da justificativa. É indicado que a justificativa seja apresentada para análise da coordenação do Colegiado, pois, dessa forma, o Colegiado fica conhecendo as dificuldades vivenciadas e poderá buscar ações preventivas e de auxílio aos estudantes.

As datas de início e término do período letivo, bem como os prazos para procedimentos de trancamento, estão previstos no  Calendário Acadêmico da UFMG.

Trancamento parcial

No Calendário Acadêmico da UFMG há datas específicas para os trancamentos parciais de matrícula do semestre.

Os alunos do Curso de Medicina deverão consultar no Calendário do Curso Médico datas específicas para trancamentos de disciplinas trimestrais.

COMO SOLICITAR

  1. Acesse o SIGA e clique no ícone “Meus requerimentos de Ocorrências”;
  2. Clique no comando “Criar novo requerimento”;
  3. Selecione o tipo de requerimento (“Trancamento total de matrícula”ou “ Trancamento parcial de matrícula”)  e clique no comando “continuar”;
  4. Preencha os campos obrigatórios, anexando a documentação necessária, e acione o comando “Enviar o requerimento”;

A coordenação do Colegiado fará análise do pedido e responderá via SIGA. Se houver necessidade, fará contato por e-mail ou telefone.

É responsabilidade do aluno acompanhar a resposta do seu pedido no SIGA.

Powered by WordPress | This theme is brought to you by Meizitang and Botanical Slimming

Centro de Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG
Atendimento Externo: Segunda a Sexta - 10h às 15h | 17h às 21h

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - sala 67 / Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3409 - 9660 (atendimento geral) | email: cegrad@medicina.ufmg.br

Assinatura da UFMG

Site produzido pelo Centro de Comunicação Social
da Faculdade de Medicina da UFMG