Sobre o Curso de Tecnologia de Radiologia

Com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, a UFMG inaugura sua atuação no ramo das Graduações Tecnológicas, acompanhando a tendência mundial das Universidades de investir em Cursos com foco na formação profissional e nítido vínculo com a prática. Reforça o compromisso da Universidade com a sociedade por garantir que os constantes avanços tecnológicos impactem positivamente a vida das pessoas, acompanhando o crescimento e desenvolvimento do país.

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DA UFMG

O grande diferencial do Curso de Tecnologia em Radiologia é o de formar um profissional voltado para as demandas do País com a competência, a experiência, o comprometimento social e a atitude arrojada características da Faculdade de Medicina e da UFMG.

A maioria das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia são ministradas pelos professores do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) da Faculdade de Medicina da UFMG, com atividades desenvolvidas na Faculdade de Medicina – Campus da Saúde e no Campus Pampulha da UFMG.

INGRESSO NO CURSO

O processo para entrada no curso se dá através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), nos quais instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A cada ano, a UFMG participa de uma edição do processo seletivo do Sisu, sempre no início do primeiro semestre, com chamadas para ingresso nos 1º e 2º períodos letivos. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Maiores informações em www.ufmg.br/sisu

Outra forma de ingresso se dá por meio de Transferência Externa e Obtenção de Novo Título.

Maiores informações em https://www.ufmg.br/copeve/site_novo/ .

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é ofertado no período noturno, com admissão de 80 estudantes ao ano, 40 por semestre.

ESTRUTURA CURICULAR

A formação deste profissional está fundamentada em eixos estruturantes. Os eixos “Fundamentos das Ciências da Saúde” e “Fundamentos de Física e Radioproteção” estão voltados para assegurar o conteúdo específico adequados à atuação acadêmica e profissional. Os eixos “Diagnóstico por Imagem na Área de Saúde” e “Aplicações Amplas da Radiologia” têm como foco principal a relação com a pessoa humana, seja o paciente, o colaborador ou demais profissionais envolvidos na prática médica. Como características inovadoras estão o eixo “Integrador” e a flexibilização curricular, que ao permitirem a manifestação das particularidades do indivíduo propiciarão formação ampla, reflexiva e capaz de adaptar-se às solicitações do mercado de trabalho atual.
O curso é composto por um total de oito períodos. Nos períodos iniciais serão oferecidas disciplinas de cunho básico, onde o (a) aluno (a) deverá assimilar conhecimentos introdutórios necessários para um aprofundamento posterior no ciclo profissional. Consequentemente, os demais períodos serão constituídos por atividades específicas da habilidade cursada. Elas permitirão ao discente conhecer técnicas e realizar procedimentos para obtenção de imagens diagnósticas. Ao final do curso, o (a) aluno (a) deverá com auxílio de um professor orientador, elaborará uma monografia de Conclusão do Curso, a ser submetida a uma banca avaliadora.
Período de integralização:
Tempo mínimo: 3 anos e meio (sete semestres);
Tempo previsto: 4 anos (oito semestres);
Tempo máximo: 6 anos e meio (treze semestres).
Carga horária total: 2880h.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Propiciar meios para a formação integral e a preparação técnica para o exercício consciente da profissão;
• Proporcionar uma formação sólida, tendo como objetivo a participação do (da) aluno (a) no processo de desenvolvimento tecnológico nacional;
• Formar profissionais especializados capazes de atuar no mercado de trabalho e estarem atentos para as normas nacionais e internacionais de proteção radiológica;
• Proporcionar conhecimentos e formação profissional na área de Radiologia com base nas tendências atuais das atividades de auxilio diagnóstico e terapêutico;
• Proporcionar ao formando conhecimentos suficientes para a gestão de serviços de Diagnóstico por Imagem;
• Proporcionar conhecimentos e formação profissional na área das aplicações pacíficas das radiações na indústria, de acordo com as normas vigentes.
• Preparar profissionais comprometidos em seu trabalho de assistência à saúde, abrangendo as dimensões psicológicas, sociais e humanísticas;
• Promover a valorização do trabalho do profissional como forma de realização pessoal, social e instrumento de progresso do país, na busca da plena realização humana como cidadãos conscientes e profissionalmente competentes.

PERFIL DO DISCENTE

O (A) aluno (a) deverá ter afinidades com as áreas de exatas, informática e tecnologia de equipamentos e, também com a área da Saúde. Suas competências deverão abranger o domínio, o aprimoramento e o gerenciamento de equipamentos, instrumentos e métodos na realização de suas atividades.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional de saúde com formação humanista, interdisciplinar, crítica, empreendedora, capaz de operar equipamentos emissores de radiação ionizante em diferentes áreas de atuação técnica específica, observando as normas nacionais e internacionais de proteção radiológica. Habilitados a trabalhar em equipes multidisciplinares, devido aos conhecimentos psicológicos, filosóficos e humanitários adquiridos ao longo do curso, além dos conhecimentos próprios da área da saúde e administrativos necessários à manutenção da qualidade no atendimento aos clientes, nos procedimentos de controle e no gerenciamento da qualidade dos serviços de Diagnóstico por Imagem em geral.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A atuação do Tecnólogo em Radiologia se faz necessária nos Serviços de Radiologia como: Radiologia Analógica e Digital, Mamografia, Densitometria, Radiologia Odontológica, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia.
Novas áreas que representam oportunidades para a atuação deste profissional são nas indústrias, que têm se utilizado do ensaio radiográfico para a análise de possíveis falhas em peças e componentes; indústria de equipamentos médico-hospitalares; nos museus e instituições, que fazem uso das radiações como método auxiliar na verificação da autenticidade e na recuperação de obras de arte. Outras áreas de atuação são as instalações de irradiação de alimentos e de esterilização de produtos médico-hospitalares, assim como aeroportos, que utilizam a Radiologia para aumentar o grau de segurança dos passageiros e das aeronaves.
Estes profissionais poderão também optar por seguir a carreira acadêmica, cursando Especializações Lato Sensu, Mestrado ou Doutorado.

 

Powered by WordPress | This theme is brought to you by Meizitang and Botanical Slimming

Centro de Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG
Atendimento Externo: Segunda a Sexta - 10h às 15h | 17h às 21h

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - sala 67 / Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3409 - 9660 (atendimento geral) | email: cegrad@medicina.ufmg.br

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina da UFMG, Selo 105 da Faculdade de Medicina da UFMG

Site produzido pela Assessoria de Comunicação Social
da Faculdade de Medicina da UFMG