Equipe

Conheça nossos colaboradores

A equipe do OSUBH conta com pesquisadores graduados e pós-graduados em diferentes áreas do conhecimento.

  • Pós-doutorado currículo completo

    Caiaffa, Waleska Teixeira

    Graduada em medicina. Mestre em Saúde Pública, saúde internacional e epidemiologia pela Johns Hopkins University (JHU). Doutora em Parasitologia, área de concentração epidemiologia, pela UFMG. Pós-doutorado em epidemiologia na JHU. Professora titular de epidemiologia e saúde pública da UFMG e pesquisadora 1B do CNPq. Atua principalmente nos temas: saúde urbana; uso de drogas e suas consequências em relação às infecções como Hepatites B, C e HIV/Aids; doenças transmissíveis e não transmissíveis; qualidade de vida e epidemiologia da nutrição.

  • Friche, Amélia Augusta de Lima

    Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Mestre e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Professora Adjunto do Departamento deFonoaudiologia da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Distúrbios da Comunicação Humana, do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária em Pediatria e do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia/OSUBH. Atua principalmente nos temas: Saúde da criança, fonoaudiologia, epidemiologia e saúde urbana.

  • Dias, Maria Angélica de Salles

    Graduada em Medicina pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Epidemiologia em Serviços de Saúde pela UFMG/ESP-MG. Mestre em Saúde Coletiva pela UFMG. Médica Epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Atua principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, saúde urbana, determinantes sociais do processo saúde-doença. É vice-coordenadora do OSUBH.

  • Abreu, Mery Natali Silva

    Graduada em Estatística pela UFMG. Mestre e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG. Professora Horista do Instituto Metropolitano de Ensino Superior. Atua principalmente nos temas: qualidade de vida, regressão logística ordinal, tabagismo entre adolescentes e saúde urbana.

  • Almeida, Maria Cristina de Mattos

    Graduada em medicina Veterinária pela UFMG. Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: sistemas de informação em saúde, geoprocessamento, análise espacial.

  • Bezerra, Vanessa Moraes

    Graduada em nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Bioquímica Estrutural e Ciências Fisiológicas. Professora assistente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente no tema: alimentação coletiva.

  • Bispo, Stephanie

    Graduada em Nutrição pela UFMG. Mestre em Ciências da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atua principalmente nos temas: bem-estar de adolescentes e excesso de peso.

  • Camargos, Vitor Passos

    Graduado em Estatística pela UFMG. Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: modelos hierárquicos e métodos para análise de dados incompletos.

  • Cardoso, Clareci Silva

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Professora Adjunta de Saúde coletiva da UFSJ. Atua principalmente nos temas: tecnologias em saúde, saúde mental, qualidade de vida e saúde urbana.

  • Célio, Fabiano de Almeida

    Graduado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Especialista em Gestão da Clínica pela faculdade SENAC MINAS. Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Funcionário da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais. Atua principalmente nos temas: saúde urbana e determinantes sociais de saúde.

  • Cherchiglia, Mariangela Leal

    Graduada em Medicina pela UFMG. Mestre em Administração pela UFMG. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da UFMG. Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Vice Lider e Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG (GPES/UFMG). Atua principalmente nos temas: economia da saúde, avaliação de tecnologia e serviços de saúde, desigualdade no acesso e utilização de serviços de saúde.

  • Pós-doutorado currículo completo

    Correia, Maria Isabel Toulson Davisson

    Graduada em medicina pela UFMG. Mestre em Cirurgia pela UFMG. Doutora em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center. Professora titular de Cirurgia da UFMG. Atua principalmente nos temas: desnutrição, cirurgia e terapia nutricional.

  • Costa, Michelle Ralil da

    Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Ciência da Saúde/Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Atua principalmente nos temas: bem-estar dos adolecentes, bullying, drogas e comportamentos de risco.

  • Faria, Gabriela Caiaffa de

    Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Especialista em Psicanálise: Subjetividade e Cultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicóloga do Centro de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CEMEFE HC/ UFMG). Mestre em Saúde da Mulher pela UFMG. Atua principalmente no tema: malformação fetal, nos âmbitos da gravidez, depressão, ansiedade e o apego materno-fetal.

  • Ferreira, Fabiane Ribeiro

    Graduada em fisioterapia pela UFMG. Mestre em Ciências da Reabilitação e Doutora em Saúde Pública, ambos pela UFMG. Atua principalmente nos temas: envelhecimento e urbanização, intervenção interdisciplinar, funcionalidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

  • Figueiredo, Adriano Faustino de

    Graduado em Medicina pela UFMG. Especialista em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Médico Legista do IML de Belo Horizonte. Professor de medicina legal e anatomia. Atua como médico perito judicial e assistente técnico.

  • Freitas, Eulilian Dias de

    Graduada em Fisioterapia pelo Centro universitário de Caratinga. Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Atua principalmente nos temas: saúde urbana, observação social sistemática e determinantes sociais da saúde.

  • Freitas, Silvia Nascimento de

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ. Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Professora titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua principalmente nos temas: antropometria, obesidade, consumo alimentar, composição corporal e doenças não transmissíveis.

  • Goston, Janaína Lavalli

    Graduada em nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Especialista em Nutrição Esportiva por mérito (ASBRAN). Pós graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA-RJ). Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: Atividade física e nutrição no ambiente ocupacional e urbano.

  • Lima, Davidson Pires de

    Graduado em Medicina pela UFMG. Mestre em Medicina Tropical e Doutor em Clínica Médica, ambos pela UFMG. Professor adjunto II da UFMG. Clínico Geral do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). Atua principalmente nos temas: diabetes, endocrinologia, doenças macrovasculares, alcoolismo, ensino médico.

  • Lopes, Aline Cristine Souza

    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Experiência na área de Epidemiologia e Nutrição em Saúde Coletiva. Atua principalmente nos temas: saúde urbana, estado nutricional, consumo e hábitos alimentares.

  • Machado, Elaine Leandro

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Mestre e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Participa do grupo executivo do Projeto “Estudo de Cargas de Doenças no Estado de Minas Gerais” pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

  • Melo, Angelita Cristine de

    Graduada em farmácia pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia, ambos pela UFMG. Professora adjunta de Saúde Coletiva e Atenção Farmacêutica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua principalmente nos temas: Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica.

  • Mingoti, Sueli Aparecida

    Graduada em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação (1982) e doutora em Estatística – Iowa State University of Science and Technology (1989). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência em Processos Estocásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística industrial e controle de qualidade, estatística multivariada, amostragem, bioestatística e estatística aplicada.

  • Oliveira, Cláudia Di Lorenzo

    Graduada em medicina pela Universidade Gama Filho. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Professora Adjunta II do curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua principalmente nos temas: doenças transmitidas por vetores e/ou transfusão sanguínea, epidemiologia, segurança transfusional e saúde urbana.

  • Oliveira, Graziella Lage

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre e Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: saúde mental, avaliação de serviços de saúde, validação de instrumentos, sistemas de informação em saúde e saúde coletiva.

  • Oliveira, Veneza Berenice de

    Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Demografia e doutora em Saúde Pública pela UFMG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: internações por condições sensíveis à atenção primária, saúde da família, fecundidade e sistema de informação em saúde.

  • Pessanha, José Eduardo Marques

    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Saúde Pública. Mestre em Medicina/Pediatria. Doutor em Epidemiologia pela UFMG. Médico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atua principalmente nos temas: vigilância epidemiológica, controle de vetores, dengue, leishmaniose, análise de dados e bancos relacionados.

  • Ribeiro, Antonio Luiz Pinho

    Graduado em medicina. Especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Doutor em Medicina pela UFMG. Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Diretor Geral do Hospital das Clínicas da UFMG. Consultor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Atua principalmente nas temas: Política de Saúde, Marca-Passos, Cardiologia, Doença de Chagas e Sistema nervoso autônomo.

  • Sales, Aline Dayrell Ferreira

    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Saúde Pública pela UFMG. Experiência na área de Epidemiologia e Nutrição em Saúde Coletiva. Atua principalmente nos temas: saúde urbana, estado nutricional, consumo e hábitos alimentares.

  • Andrade, Amanda Cristina de Souza

    Graduada em Estatística pela UFMG. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR). Doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística. Atua principalmente nos temas: Atividade física e nutrição no ambiente ocupacional e urbano.

  • Pós Doutoranda currículo completo

    Andrade, Roseli Gomes de

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ. Doutora em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua principalmente nos temas: Excesso de peso, consumo alimentar no ambiente urbano e nutrição infantil.

  • Chaves, Otaviana Cardoso

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Ciência da Nutrição pela UFV. Doutoranda em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua principalmente nos temas: nutrição e saúde de adolescentes, consumo alimentar e excesso de peso.

  • Côrtes, Marcela Guimarães

    Graduada em Fonoaudiologia pela UFMG. Mestre em Ciências da Saúde/Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: bem-estar de adolescentes e imagem corporal.

  • Costa, Dário Alves da Silva

    Graduado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrando em Saúde Pública pela UFMG. Possui experiência na área de Probabilidade e Estatística. Atua principalmente no tema: Observação Social Sistemática (OSS) e fatores de risco no trânsito.  

  • Dias, Cláudia Silva

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. Professora titular e membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Tutora de pesquisa do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde do Ministério da Saúde /MEC. Atua principalmente nos temas: Fisioterapia Cardiorrespiratória e Epidemiologia

  • Felicíssimo, Mônica Faria

    Graduada Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Previdencia dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). Professora assistente lll da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutoranda em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Atua principalmente nos temas: práticas educativas para prevenção das disfunções do assoalho pélvico, obesidade e disfunções músculo esqueléticas.

  • Fernandes, Amanda Paula

    Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua principalmente nos temas: Atividade Física e saúde.

  • Meireles, Adriana Lúcia

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG. Doutoranda em Epidemiologia pela UFMG. Trabalha na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte com a qualificação dos trabalhadores da Atenção Primária do município de Belo Horizonte.

  • Oliveira, Daniele Falci de

    Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso. Titulada em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Especialista em Medicina de Tráfego pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Mestranda do Programa de Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente no tema: fatores de risco no trânsito de Belo Horizonte.

  • Paixão, Lúcia Maria Miana Mattos

    Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e especialista em Epidemiologia em Serviços de Saúde pela UFMG. Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Médica epidemiologista da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Gerente de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. Atua principalmente nos temas: epidemiologia da tuberculose, vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis e não transmissíveis, investigação de surtos.

  • Ramos, Cynthia Graciane Carvalho

    Graduada em Nutrição pela UFMG. Mestranda em Ciências da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente) pela UFMG.  Atua principalmente nos temas: Atividade Física, excesso de peso e saúde.

  • Reis, Priscila Brandão dos

    Graduada em Estatística pela UFMG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente) da Faculdade de Medicina da UFMG. Atua principalmente nos temas: Mortalidade por causas externas em crianças e adolescentes residentes em áreas de vulnerabilidade social.

  • Sanches, Aline Soier

    Graduanda em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Iniciação Científica do OSUBH. Atua principalmente nos temas: fatores de risco no trânsito de Belo Horizonte.

  • Santos, Mariana de Melo

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Graduanda em Medicina pela Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH). Atua principalmente no tema: saúde e vulnerabilidade social no contexto urbano.

  • Caiaffa, Rosana Teixeira

    Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Especialização em Imagens e Culturas Midiáticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atua principalmente nos temas: comunicação impressa, jornalismo on-line, política e saúde.

  • Pós Graduanda currículo completo

    Fonseca, Maísa Cristina Pinto de Freitas

    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva. Pós-graduada em Educação Nutricional pelo Instituto Racine (SP). Pós-graduanda em Nutrição Pediátrica e Escolar pela Universidade Gama Filho. Atua principalmente nos temas: nutrição e saúde de crianças e adolescentes, consumo alimentar e excesso de peso.