Varicela (catapora)

Como reconhecer a varicela?

Antes de surgirem as lesões na pele, pode haver febre baixa ou moderada, (podendo durar de horas até três dias), dor de cabeça, falta de apetite e vômito. Depois, surgem pequenas máculo-pápulas que em algumas horas tornam-se vesículas que se rompem e evoluem para formação de pústulas que, cerca de um a três dias depois formam crostas. Surgem primeiro no tronco e espalham-se para face, membros e couro cabeludo (distribuição centrípeta), causam intenso prurido (“coceira”) e estão presentes não apenas na pele, mas também em mucosas (oral, genital, respiratória e conjuntival). Pela cor clara da vesícula sobre a base hiperemiada (vermelha) as lesões são conhecidas como “gota de orvalho em pétalas de rosa”.

O que fazer se suspeitar da doença?

Ao surgimento dos sintomas sugestivos de Varicela, é preciso buscar atendimento médico para confirmar o diagnóstico, evitar complicações e avaliar a necessidade de proteção dos comunicantes. O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, na prática, não é necessário realizar exames laboratoriais para confirmar a presença da doença.

Com se trata a doença?

Apenas o médico pode dizer quais medicamentos serão necessários. Em geral são usados medicamentos para aliviar o prurido (“coceira”), para controlar a febre e, se necessário, antibióticos são indicados apenas para tratar as lesões com infeção secundária por bactérias. Em alguns casos, antivirais como o aciclovir podem ser necessários.

Referências bibliográficas

Leia mais e responda ao quiz AQUI!

Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Escreva para nós!
E-mail: mitoseveradadesobservaped@gmail.com

Print Friendly
Be Sociable, Share!