O NAPEM vem a público informar sobre suas atividades.

I – O que é o NAPEM?

Criado oficialmente no ano de 2004, O NAPEM, conforme seu Regimento, “integra a estrutura organizacional da FM e constitui órgão de assessoramento da Diretoria para assuntos relativos a questões de ordem pedagógica e psicossocial que afetam individual ou coletivamente os estudantes da Faculdade de Medicina – UFMG.”

O NAPEM tem por objetivo prevenir problemas emocionais e ajudar os alunos a superar tanto problemas já existentes quanto dificuldades encontradas durante o curso.

II – Atribuições:

1 – planejar e desenvolver atividades que abordem de forma direta ou indireta os problemas emocionais relacionados aos cursos ministrados pela FM;

2- envolver e motivar o corpo docente para a identificação precoce e para a adoção das medidas preventivas cabíveis, em especial nos momentos mais críticos do curso, das dificuldades comportamentais dos estudantes;

3 – criar condições de acolher e de encaminhar para assistência o estudante com dificuldade psicopedagógica, buscando resolubilidade dos problemas no mínimo no nível de atenção primária;

4 – oferecer aos professores suporte para a abordagem de problemas surgidos no contato com os alunos;

5 – acolher demandas de familiares dos estudantes, promovendo esclarecimentos, orientação e formas de encaminhamento;

6 – planejar e estimular a realização de estudos, projetos e pesquisas sobre o tema;

7 – promover a divulgação interna e externa da literatura pertinente;

8 – avaliar prospectivamente a sua atuação, objetivando subsidiar e validar a experiência adquirida;

9 – promover eventos e/ou encontros para abordagem do tema;

10 – desenvolver e/ou coordenar medidas de suporte psicopedagógico aos estudantes;

11 – propor e implantar medidas preventivas contra os problemas psicossociais dos estudantes;

12 – desenvolver, coordenar e acompanhar atividades didáticas, curriculares e extra-curriculares destinadas a:

a- aprimorar a formação psicológica e emocional dos estudantes;

b- inserir as questões psicológicas na atuação prática cotidiana dos estudantes, procurando, entre outras, desmistificar os problemas emocionais, tornando-os temas comuns na vida acadêmica.

III – Atividades

  • Assistência ou atendimento individual: destina-se a acolher e acompanhar, em atenção primária, aqueles alunos que solicitarem ajuda, esclarecimentos, etc., bastando para isso que o aluno contate o NAPEM, conforme as indicações abaixo.
  • Acolhimento de pais ou familiares segundo solicitação.
  • Tutoria: programa destinado aos alunos do quinto período do curso de Medicina, visando oferecer espaço para elaboração de questões suscitadas pela clínica.
  • Atividades artístico-culturais: o NAPEM se propõe a promover um evento mensal que aborde temas relativos ao universo de interesses dos estudantes. Atualmente vem, em parceria com o DAAB, exibindo filmes que são em seguida comentados e debatidos.