Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Semana de Saúde Mental: MedCine exibe filme sobre Heleno de Freitas


Publicado em: AgendaExternas - 9 de maio de 2017

Em edição especial, que integra a programação da V Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, o projeto MedCine exibe o filme “Heleno”, do diretor José Henrique Fonseca, no próximo dia 17, às 18h, na sala 62, térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. A sessão será seguida de comentários de Kênia Silva Moreira, mestre em Política e Serviços de Saúde Mental da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

O filme narra a história do antigo jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira de Futebol nos anos 40, Heleno de Freitas, que faleceu em um hospital psiquiátrico de Barbacena, diagnosticado com uma manifestação tardia de sífilis.

Heleno foi indicado como melhor filme para o Festival Internacional de Cinema de Cartagena. O ator principal, Rodrigo Santoro, venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Havana, no Festival de Cinema de Lima e no Prêmio Contigo de Cinema.

O MedCine é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), como apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade.

“Cidade dos loucos”
O Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor) também integra a programação do evento. A exposição “Cidade dos loucos” viagem ao inferno: uma tragédia silenciosa” exibe no Corredor da Memória, no térreo da Faculdade, uma coletânea de fotos sobre o Hospital Colônia de Barbacena, que chegou a ser o maior hospício do Brasil. A exposição ficará aberta para visitação de 15 a 19 de maio.

Semana da Saúde Mental
A exibição faz parte da quinta edição da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, entre 15 e 19 de maio, que tem o objetivo de reunir pesquisadores de diversas áreas para discutir a reforma psiquiátrica e celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

Acesse a página da V Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.


Leia também
Liberdade como terapia é tema de Semana de Saúde Mental da UFMG

    Contador de visitas: 444 visualizações

    Veja também: