Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Medicina da UFMG

A seção de Patrimônio faz o acompanhamento e o registro no sistema patrimonial/UFMG (administrado pelo DLO/Cecom) de todas as aquisições e doações de bens e equipamentos que dão entrada na Faculdade de Medicina, assim com orienta e acompanha as movimentações internas e externas de tais bens, além de proceder, no sistema, à atualização quase que diária dos registros patrimoniais.

A principal atividade levada a cabo pela Seção de Patrimônio é o inventário físico anual dos bens móveis, que se realiza com o envolvimento de grande parcela da comunidade interna, em cumprimento a determinação de ordem legal e a instruções expedidas pela Administração Central da UFMG.

Sala 069 – térreo
Fone: 31 3409 9107
e-mail: med-spatri@ufmg.br

| Boletim do Patrimônio |

Formulários

ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO:
Definir entre as opções:

-Transferência: Bens que serão doados para outros setores da Faculdade de Medicina ou da UFMG.

Interna: Imprima 3 (três) vias desta nota, encaminhe uma para a Seção de Patrimônio, uma para o Destinatário e arquive a terceira. Obs: Campo “portaria” não é necessário.

Externa: Imprima 3 (três) vias desta nota, encaminhe uma para a Seção de Patrimônio, uma para o Destinatário e arquive a terceira.

Manutenção: (Bens que necessitam de manutenção fora da Faculdade)
Imprima 3 (três) vias desta nota, encaminhe uma para a Seção de Patrimônio, uma para o Destinatário e arquive a terceira. Obs: Enviar formulário para autorização da Seção de Compras.

-Empréstimo (Bens que vão para outros setores por tempo determinado)

Imprima 2 (duas) vias desta nota, encaminhe uma para o Destinatário e arquive a outra.

ATENÇÃO: Para bens particulares que entram e saem da Faculdade, favor preencher formulário que se encontra na portaria.
Preencher os campos, imprimir e assinar nos locais indicados.
Em caso de Transferência Interna, Externa e Manutenção, uma via deve ser encaminhada à Seção para assinatura e arquivamento.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone 3409-9107.

 

Coordenação

Chefe de Seção

Fernanda Silva

Atividades

OPERAÇÕES PATRIMONIAIS

Consistem, principalmente, no registro de entrada, movimentações e saída de bens do acervo da instituição.

Tombamento é o processo de inclusão (entrada) de um bem permanente no Sistema de Controle Patrimonial da Universidade – SICPAT, seu emplaquetamento e a assinatura do termo de Responsabilidade.

Movimentação: consiste no registro de empréstimos e manutenção. São as alterações da localização de bens na Instituição quando não há troca pela responsabilidade por sua guarda.

Transferência constitui na mudança da responsabilidade pela guarda e conservação de um bem permanente e ocorre nas seguintes situações:

– Quando há alteração no responsável pelo local onde o bem está situado.
– Quando o bem é transferido de um local de guarda para outro.

Baixa é a saída do bem do acervo patrimonial, é sempre resultado de processo apropriado que a justifique e deve ser autorizada pelo Gestor da Unidade. Este processo passa por uma Comissão de Desfazimento e posterior processo de baixa (Processo Administrativo), trata-se de procedimento minucioso e longo. Não podendo o item ser baixado no Sistema antes de sua total conclusão.Permanecendo sob a responsabilidade do usuário até que o processo encerre.