Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Com o objetivo de disponibilizar informações sobre a gastroenterologia pediátrica de maneira simples e acessível, foi criado o GastroPed, o site do Setor de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, o qual atende a pacientes do SUS de todo o Estado. O conteúdo do GastroPed, como cartilhas e artigos, é elaborado por professores da Faculdade de Medicina da UFMG, médicos do HC e alunos de graduação e pós-graduação.

A coordenadora do serviço e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Eleonora Druve Fagundes, explica que um dos objetivos é desenvolver conteúdos multimídia sobre o tema que contribua aos familiares de pacientes, profissionais de saúde e demais interessados. “Também queremos desenvolver vídeos que abordem a temática das doenças gastrintestinais e cuidados com os pacientes, já que é interessante utilizar meios e canais variados para atingir a população, porém sem nunca prescindir a relação médico-paciente”, afirma.

Além disso, ela lembra que o Setor atende a crianças e adolescentes com doenças crônicas que demandam tratamento prolongado e cuidados específicos, sendo que muitas informações compartilhadas com seus pais e cuidadores podem não ser adequadas ou completamente entendidas.

A expectativa é que o site contribua para o melhor entendimento das doenças pela população, inclusive, aumentando a adesão aos tratamentos propostos, como esclarece Eleonora. “Sabemos que as doenças crônicas são um desafio, especialmente na faixa etária pediátrica, assim ter outro canal de comunicação pode contribuir para esse entendimento ou mesmo o aparecimento de novas dúvidas que podem ser sanadas em um próximo encontro, por exemplo”, conclui.

Outro destaque, como explica o assistente de programação do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina, que desenvolveu o site, Fábio Andrade, a página foi projetada para ser responsiva, com o objetivo de facilitar a navegação nas plataformas móveis, como os smartphones. “Além disso, há um menu fixo no topo da página, o que facilita a localização do usuário dentro do site”, relata o programador.

Para conhecer a página acesse: www.medicina.ufmg.br/gastroped/

    Contador de visitas: 476 visualizações

    Veja também: