Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O primeiro Observaped Itinerante será realizado no centro de Belo Horizonte e contará com diversas atrações gratuitas para as crianças e seus responsáveis

No próximo sábado, 27 de maio, das 9h às 17h, a população da capital mineira terá a oportunidade de aprender, de forma interativa, sobre as principais questões que envolvem a saúde da criança e do adolescente. Esta é a primeira edição do Observaped Itinerante, um evento gratuito idealizado pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria. Ele será realizado no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (rua Guaicurus, 112, ao lado da Praça da Estação).

A estudante de Medicina, Florence Costa, co-coordenadora dos monitores do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), afirma que esta será uma oportunidade de lazer para as famílias, na qual também poderão tirar suas dúvidas e conversar com os organizadores. “Será um evento descontraído e, ao mesmo tempo, de muito crescimento tanto para os visitantes, quanto para os alunos organizadores, que vão desenvolver suas habilidades de informar, compreender dúvidas e passar um pouco do conhecimento que têm adquirido na Faculdade”, aponta.

Um jogo de tabuleiro gigante, medição do IMC e do crescimento, confecção de livro e intervenções artísticas são algumas das atividades do evento. “Tem muitos professores e alunos envolvidos para que as atividades deixem algo na vida de quem for, seja sobre violência, alimentação e outros diversos temas que serão abordados”, ressalta Florence.

Conheça mais sobre a programação e os assuntos do Observaped Itinerante:

Caderneta
Neste espaço haverá a apresentação e distribuição da Caderneta de saúde da criança e do adolescente, o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de ensinar a preencher a curva de crescimento padrão e dar as devidas orientações de acordo com os resultados encontrados. Também haverá a oportunidade para aprender sobre métodos contraceptivos e de proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

“A adolescência é um momentos de mudanças físicas e psicológicas e é muito importante entendê-las”, lembra o estudante de medicina e coordenador desta atividade, Joel Henrique Dias. “O que é normal? Será que estou me desenvolvendo da maneira correta? Com quais doenças devo ter mais cuidado? Como posso ter uma vida mais saudável? Essas e outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo eixo, não perca essa oportunidade”, completa.

A criança, o adolescente e a violência

Este será um espaço que promoverá diversas intervenções artísticas, como a arte livre em papel e tinta feita pelos participantes, como instrumento de promoção de saúde e prevenção da violência. Além das intervenções teatrais e musicais, haverá uma roda de conversa com temas relacionados adolescência, juventude, no qual o próprio público decidirá o que debater entre violência doméstica ou de gênero, drogas, etc.  Essas discussões serão complementadas com pequenos documentários relacionados aos temas abordados.

Pediatria de A a Z

O objetivo é esclarecer a população sobre termos comuns na pediatria, abordando as dúvidas mais frequentes em alimentação, desenvolvimento da criança e do adolescente, aleitamento materno, desmame e prevenção de acidentes. “Esses assuntos serão abordados de forma lúdica através de um divertido jogo em tabuleiro gigante. Todas as pessoas poderão participar, se divertir e aprender um pouco mais sobre temas tão importantes. Afinal, quem é que não gosta de um bom jogo de tabuleiro?”, conta a professora e coordenadora desta atividade, Keyla Cunha.

“A discussão desses temas será de forma bem interativa, com o intuito de envolver as crianças, adolescente e os pais”, completa a também coordenadora, Florence Costa.

Desenvolvimento infantil

Essa será uma oportunidade para os participantes, principalmente pais e responsáveis, aprenderam a incluir a leitura nas brincadeiras das crianças. Por isso, haverá uma oficina com profissionais que auxiliarão a confeccionar um livro, como usá-lo no dia a dia, além da discutirem a importância da leitura no desenvolvimento da criança.

“Pesquisas mostram que quanto mais palavras a criança conhecer até os dois anos, mais preparada ela estará para vivenciar suas relações sociais e aproveitar a pré-escola, obtendo assim melhores resultados em leitura e matemática”, aponta a professora e coordenadora desta ação, Marina Guimarães.

Prevenção da obesidade e outros distúrbios nutricionais  

Com uma atividade dinâmica, o objetivo é expor e comparar a quantidade de sal, óleo e açúcar embutidos em alimentos presentes na dieta das crianças, adolescentes e jovens. Cada visitante receberá um folheto e terá orientações quanto à alimentação saudável.

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Esta será uma oportunidade para aprender como higienizar as mãos e os alimentos, além de orientações quanto à prevenção da dengue. Também será entregue folder com orientações quanto à prevenção de doenças parasitárias.

Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência

Por meio de banners ilustrativos e conversas informais com os participantes, o grupo apontará a importância do diagnóstico precoce de câncer na infância e na adolescência: quando suspeitar, como agir, quem procurar e como prevenir. Além disso, serão distribuídos folders enfatizando os hábitos de vida na infância e adolescência que previnem o câncer no adulto.

Eventos adversos e segurança da criança e do adolescente

Neste espaço, serão trabalhados dois temas especificamente. Um deles é o sono seguro, o qual será debatido após os participantes, em grupos, montarem um berço e colocar uma criança (boneco) para dormir da forma que acreditam ser a correta.

Já a discussão sobre intoxicações e envenenamentos, com enfoque especial em escorpionismo, terá banners com curiosidades e recomendações de como proceder em caso de picadas.

 

Conheça mais sobre o Observaped em www.medicina.ufmg.br/observaped/.

 

 

Leia também Observaped promove atividades lúdicas e educativas no centro de BH

    Contador de visitas: 1.252 visualizações

    Veja também: