OSAT Faculdade de Medicina UFMG Intranet

CPQ

Centro de Pesquisa

Eventos

Desde sua fundação, até 1995, o CPq/FM promoveu, no âmbito da Faculdade, os “Encontros de Pesquisa”. Foram realizados seis Encontros, o primeiro em agosto de 1985 e o último em outubro de 1995. Realizados a cada dois anos, geralmente no 2º semestre, os Encontros tinham como principal objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa mais recentes, desenvolvidos por docentes da Faculdade, à comunidade da área médica Seis encontros de pesquisa foram promovidos pelo CPq/FM.

A partir de 1997, a Câmara Assessora do CPq/FM suspendeu a realização dos encontros de pesquisa por entender que seus objetivos estavam sendo atendidos pela Semana de Iniciação Científica (SIC), evento promovido pela Universidade, abrangendo todas as suas unidades, e aberto à comunidade em geral. O principal objetivo da SIC é não apenas divulgar resultados de investigações realizadas na Instituição, envolvendo estudantes de graduação, mas, também, estimular e promover a participação ativa do estudante de graduação em atividades de investigação científica. A SIC passou a ser realizada para atender exigência do CNPq, segundo a qual a Universidade deveria promover um evento anual, no qual os trabalhos de pesquisa realizados por seus bolsistas de iniciação científica fossem divulgados. O evento foi criado em 1992 pelo então Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Francisco César de Sá Barreto.

O CPq/FM participa da organização da SIC recebendo inscrições dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Medicina, analisando e selecionando resumos dos trabalhos inscritos e encaminhando inscrições, resumos e informações à Pró-Reitoria de Pesquisa. Além disto, organiza a apresentação local dos trabalhos, de uma maneira geral exposição oral realizada pelos estudantes, e indica nomes para as comissões avaliadoras, local e central, dos trabalhos apresentados por discentes da Universidade.

Desde sua criação, o Centro de Pesquisa participou da organização de onze Semanas de Iniciação Científica da UFMG

Publicado em: 09/08/2017