Coordenador Geral do Centro de Pós-Graduação
Prof. Luiz Armando Cunha de Marco

Subcoordenador Geral do Centro de Pós-Graduação
Prof. Selmo Geber

* Nomeados pela Portaria nº 010, de 12 de fevereiro de 2016 do Diretor e Presidente da Congregação da Faculdade de Medicina

Coordenação Administrativa do Centro de Pós-Graduação
Erika Carolina Cardoso Andrade

Secretários(as) dos Programas de Pós-Graduação:

PPG Ciências Aplicadas à Cirurgia e a Oftalmologia
Secretário – Harlley Leonardo Garcia Sathler

PPG Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto
Secretária – Andréia de Souza Niles

PPG Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical
Secretária – Luciene Vieira da Silva

PPG Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente
Secretário – Wilton Evangelista

PPG Ciências Fonoaudiológicas e PPG Saúde da Mulher
Secretária – Caroline Alves de Menezes

PPG Medicina Molecular e PPG Promoção da Saúde e Prevenção da Violência
Secretário –  Maricrislei Rocha Torres

PPG Patologia
Secretária – Daniele Silveira Godoi

PPG Saúde Pública
Secretário – Góber Borges Vedovatto

Atendimento Geral e Diplomas
Luciana Rosendo de Resende Silva

Horário de atendimento externo*
Das 08h às 12h e das 14h às 16h

História

Programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicadas à Saúde do Adulto (PrPGCASA) resultou da reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica (PrPGCLM). Sua origem remonta a 31 de maio de 2001, quando o PrPGCLM foi aprovado no âmbito da UFMG, e a 28 de agosto de 2002, quando foi credenciado pela CAPES. Durante o processo de consolidação e amadurecimento do PrPGCLM, foram percebidas e também alertadas pelos membros da Comissão de Avaliação da CAPES, algumas deficiências, próprias de um programa novo, que levaram à sua reestruturação.

A reestruturação do PrPGCLM para o PrPGCASA, concretizada em 2008, resultou da incorporação do Programa de Pós-Graduação em Medicina-Gastroenterologia, o qual foi credenciado pela CAPES e funcionava regularmente desde 1994. Ainda, como parte da referida reestruturação foram efetuadas mudanças estruturais significativas:

1) possibilidade de admissão de profissionais não-médicos no corpo discente;
2) mudança do processo de credenciamento de orientadores, com exclusão de professores com pequena participação e credenciamento de novos professores permanentes, mais produtivos;
3) criação de novas disciplinas;
4) reestruturação das linhas de pesquisa;
5) agrupamento das linhas de pesquisa em duas áreas de concentração, Ciências Clínicas e Ciências Aplicadas ao Aparelho Digestivo. Estas modificações, aprovadas pela Câmara de Pós-graduação da UFMG em 27 de março de 2008, objetivaram proporcionar maior excelência e abrangência ao PrPGCASA.

Como resultado desse processo de reestruturação, O PrPGCASA tem hoje mais de 25 professores permanentes com produção científica compatível com Programa de Nível 5, a orientar em média 4,7 alunos. Tem havido crescimento progressivo da participação discente nas publicações e o número de dissertações e teses defendidas também tem aumentado.

Em setembro de 2012 foram extintas as duas linhas de concentração (Ciências Clinicas e Ciências Aplicadas ao Aparelho Digestivo), que abrigavam os docentes pertencentes aos Programas que originaram o PGCASA, o que resultou em maior integração do corpo docente.

Outra prioridade do Programa é o incremento do intercâmbio internacional. Nesse contexto, foi firmado em 2009, convênio entre CAPES e NUFFIC (Netherlands Organization for International Cooperation in Higher Education), que já foi implementado a partir de 2010. Número crescente de alunos tem realizado doutorado sanduíche, e, professores, pós-doutorado no exterior no âmbito desse convênio.

O PrPGCASA tem hoje o conceito 4 da classificação CAPES; no entanto, desde a sua implementação, em 2008, todo o esforço do Colegiado e do corpo de professores tem envidado esforços tanto para a consolidação do Programa em âmbito local e nacional, como para a obtenção de, no mínimo, o conceito 5 da classificação CAPES.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina/UFMG (sala 535) foi inaugurado em maio de 2004 e é produto de um esforço coletivo que tem como principais objetivos:

– Propiciar espaço e condições adequadas para as disciplinas da Pós-graduação que necessitam de infra-estrutura informatizada (Os professores da PG devem utilizar formulário específico , disponível na sala 530 e anexo, para solicitar reserva da sala. Para utilizar o LI-CPG como usuário, os professores devem se cadastrar em formulário próprio, disponível na sala 530).
– Propiciar apoio aos alunos da PG para o desenvolvimento de seus trabalhos acadêmicos (Para utilizar o LI-CPG, os alunos de pós-graduação da Faculdade de Medicina/UFMG deverão se cadastrar na sala 530).

O horário de funcionamento do LI-CPG é de 8h às 20h, de segunda-feira à sexta-feira.

Contamos com sugestões, críticas e colaborações de docentes, alunos e funcionários para que o LI-CPG atinja plenamente seus objetivos.

Para solicitar reserva do Laboratório de Informática do Centro de Pós-Graduação, imprima e preencha todos os dados do Formulário de Reserva e entregue na sala 530.

Formulário de Reserva 
Calendário do LI-CPG

OBS: A reserva do LI-CPG somente pode ser feita por professores da Pós-Graduação.

LI-CPG:
e-mail: licpg@medicina.ufmg.br
telefone: 3409-9654
Coordenação: Profª Sandhi Barreto
e-mail: sbarreto@medicina.ufmg.br