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Perguntas Frequentes

Como configuro meu computador para acessar o Portal Capes?

Acesse os tutoriais clicando aqui. Caso persista a dificuldade em realizar o acesso, procure o balcão de suporte do CINS no horário de atendimento.

Como faço para acessar o Portal Capes sendo ex-aluno?

O acesso ao Portal Capes pelos ex-alunos se dá pela mesma forma dos alunos.
A diferença é que, sem vínculo com a UFMG, de tempos em tempos o CECOM remove os ex-alunos da base de usuários, logo, eles perdem em definitivo o acesso, sem que o Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina possa fazer nada a respeito.

Mesmo assim aconselhamos que o senhor entre no “minha.ufmg.br ” e aceite os termos de uso, caso não consiga entrar provavelmente você se enquadra no caso acima. Após entre no seguinte endereço: https://www.cecom.ufmg.br/cec/proxy_http.shtml#8 e proceda com a configuração do seu browser.
Ao pedir usuario e senha entre com seu login e senha do Minha UFMG. Se tiver aceitado os termos no passo anterior pode levar até 24 horas para você conseguir acessar.

Onde estão os arquivos que salvei no computador do laboratório no outro dia?

Visando preservar a propriedade intelectual dos usuários, informamos que para sua segurança todos os arquivos armazenados nas máquinas dos laboratórios serão apagados no momento do desligamento. 

Solicitamos que os arquivos sejam criados e salvos em mídia removível (ex: pendrive, flashdrive) ou remotamente via e-mail ou serviço de armazenamento em nuvem (ex: Google Drive, SkyDrive, Dropbox). A pasta do professor também será limpa no fim do dia. 

Esta medida faz parte do programa de manutenção preventiva para garantia do bom funcionamento do laboratório.
O Centro de Informática em Saúde – CINS não se se responsabiliza pelos arquivos dos usuários.

Todos os meus arquivos viraram atalhos! E agora, o que eu faço?

Este problema acontece devido a um malware de tipo ‘Trojan’ que infelizmente é comum no campus. Os antivirus convencionais não localizam ou resolvem o problema. Por isso, o Centro de Informática em Saúde – CINS desenvolveu um aplicativo que sana o problema e elimina o software mal intencionado, restaurando os arquivos à condição normal. Você pode: 

  • baixar o aplicativo na seção de Infraestrutura e Suporte deste site ou
  • dirigir-se ao balcão do CINS na sala 601 para executar a vacina em sua mídia portátil.

Como configuro a rede sem fio (Wi-Fi) da UFMG no meu equipamento portátil?

Acesse os tutoriais clicando aqui. Caso persista a dificuldade em realizar o acesso, procure o balcão de suporte do CINS no horário de atendimento.

Porque a conexão com a internet está lenta ou porque não consigo me conectar?

A conexão com a internet no Campus Saúde é uma derivação da conexão do Campus Pampulha, cabeada ao longo do centro da cidade, passando pelo Conservatório da UFMG. Atualmente não existe redundância neste circuito, o que implica que qualquer interferência no “caminho” da conexão implica em perda de qualidade ou blackout na comunicação. Entre as causas mais comuns para os problemas estão:

  • Problemas com o cabeamento, desde obras públicas até danos causados por pragas urbanas
  • Falta de luz ou defeitos nos componentes eletrônicos localizados no trajeto, no Conservatório ou localmente
  • Excedente na demanda por conexões. Ocorre principalmente nos horários próximos às 9h e às 12h.

O que é Número NIP ou Carta de NIP?

A sigla NIP significa “Números de Identificação Pessoal”. A carta de NIP é um documento obtido junto ao LCC – CENAPAD no Campus Pampulha ou por mediação do Centro de Informática do respectivo campus. É utilizada exclusivamente para realizar o cadastro inicial no Portal MinhaUFMG ou para criar uma nova senha, no caso de o usuário esquecê-la.
No Campus Saúde é possível solicitar a Carta de NIP no balcão do CINS (sala 601).

Como faço para acessar a Intranet?

A fim de garantir a segurança nos acessos realizados à partir da UFMG, todos os acessos são realizados por meio do login Minha UFMG. Assim, para acessar a internet ou a intranet é necessário logar com seu usuário e senha do Portal Minha UFMG. 

Caso você não possua cadastro na Intranet, procure o CINS (sala 601) dentro do horário de atendimento para que possamos cadastrá-lo. Será necessário fornecer seus dados pessoais:

  • número do CPF
  • número da Identidade.

Como me cadastro no Portal Minha UFMG?

Tanto a rede cabeada quanto a rede sem fio têm acesso exlusivamente identificado, através de login e senha do Portal Minha UFMG. O registro pode ser feito:

* Prazo de 3 a 5 dias para emissão de Carta de NIPs, a ser retirada no balcão de atendimento do CINS.

Como faço para solicitar o conserto de um equipamento da Faculdade de Medicina?

O centro realiza manutenção de equipamentos de informática patrimoniados na Faculdade de Medicina a partir da abertura de chamados pelo Sistema de Suporte do CINS

Este serviço não está disponível para equipamentos de particulares.

O CINS conserta equipamentos de particulares?

O suporte a equipamentos pelo CINS está restrito aos segunites casos:

  • equipamentos patrimoniados pela UFMG
  • acesso à rede sem fio (Wi-Fi)
  • acesso ao Portal CAPES
  • utilização dos sistemas acadêmico-administrativos disponíveis na Intranet

Ao Centro de Informática em Saúde não cabe prestar suporte a equipamentos particulares. Mas, em regime excepcional, a coordenação do centro poderá avaliar a possibilidade, mediante disponibilidade, para prestação de suporte naqueles casos em que pesem:

  • urgência com iminência de prejuízo à comuniade acadêmica
  • essencialidade do equipamento e de suas funções na consecução de atividades como a de professor, palestrante de evento acadêmico, administrativa ou semelhante

Caberá à equipe técnica do centro determinar quando e sob quais circunstâncias assumirá ou não o suporte ao equipamento de particular, podendo a qualquer momento desistir da empreitada ou indicar terceiro para realização do reparo, situação da qual se isenta de responsabilidade ou ônus, sendo a relação acordada/contratada exclusivamente entre as partes.

Não caberá qualquer cobrança ou imputação de culpa ao CINS e seus técnicos na eventualidade de danos ao patrimônio particular (hardware ou software), arcando o proprietário do equipamento com a responsabilidade do pedido de suporte e suas consequências, incluindo-se quaisquer desdobramentos infortuitos, inclusindo-se a eventual perda de arquivos.

Como posso reservar salas e laboratórios?

Acesse o sistema de Reserva de Salas na Intranet para agendar aulas no laboratório desejado. A reserva de salas ou laboratórios está disponível apenas para professores e funcionários.

Como posso agendar uma videoconferência?
Quem prestará o suporte?

Videoconferências são um serviço oferecido pelo CETES e não pelo CINS. Para solicitar a utilização deste serviço, é preciso preencher o formulário que você acessa clicando aqui. Dependendo da data e horário do evento será designado um funcionário do CETES ou do CINS para suporte.

Afinal, é CIN, CIM ou CINS?

Criado em 1992, o centro chamou-se originalmente Centro de Informática Médica – CIM

Em 2010 o centro foi renomeado a fim de contemplar todos os cursos da Faculadde de Medicina, passando a chamar-se Centro de Informática – CIN.

A partir deste ano, o centro passou a ser chamado Centro de Informática em Saúde – CINS, devido à nova orientação com foco na gestão e aplicação da Tecnologia da Informação em ações de “saúde” – compreendida como um conceito mais amplo.

Qual é o horário de funcionamento do CINS?

De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Sexta-feira o departamento fecha das 14h às 15h para reunião interna.

O CINS não está funcionando?

Estamos atendendo provisóriamente no 1º piso, no Espaço Multiuso, por motivo de reforma nas dependências localizadas no 6º andar. Durante esse período estaremos atendendo ligações apenas pelo ramal 9928.


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