Apresentação

A Biblioteca J. Baeta Vianna é COOPERANTE do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), com a responsabilidade de coletar, analisar e processar a produção científica relativa às ciências da saúde, gerada em âmbito institucional, para alimentar a base de dados Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), de responsabilidade da BIREME e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), coordenada pela Escola de Enfermagem da UFMG e Centros Cooperantes REDE BVS ENFERMAGEM.

Esta Biblioteca, setorial do Campus Saúde, está subordinada, administrativamente, à Diretoria da Faculdade de Medicina e, tecnicamente, à Diretoria da Biblioteca Universitária (BU), que coordena o Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto por 25 bibliotecas. Está instalada em prédio próprio, com área de 3.182 m², distribuídos em 4 andares, contando com 580 assentos, 23 bancadas para estudo individual , 3 salas para estudo em grupo. Funciona de 2ª a 6ª feira de 7:00 às 21:30 horas e aos sábados de 8:00 às 12:00 horas.

Missão


Facilitar o acesso à literatura em saúde, propiciar a melhoria da assistência à saúde em seus diversos níveis. Reunir, organizar, armazenar e difundir a informação bibliográfica necessária ao ENSINO, à PESQUISA e à EXTENSÃO na área da saúde, respaldar os programas prioritários em saúde e contribuir para educação continuada dos profissionais da área de saúde.


Histórico


A Biblioteca teve sua origem juntamente com a fundação da Faculdade de Medicina. Na sessão da Congregação de 1º de março de 1912 foi lembrada pelo professor Antônio Aleixo a necessidade de ser iniciada a organização da Biblioteca.

Pouco se sabe de sua história até a sua reorganização realizada pelo professor José Baeta Vianna, iniciada em 1926, na administração do professor Hugo F. Werneck.

Em 27 de março daquele ano a Congregação criou por sugestão do professor J. Baeta Vianna, uma taxa especial, aplicável a todos os alunos, professores e auxiliares de ensino, destinada à manutenção e reorganização da biblioteca.

Na sessão de 17 de dezembro de 1928 o seu reorganizador recebeu voto de louvor pelo seu trabalho na estruturação da biblioteca tornando-a dinâmica e eficiente.

Na primeira administração do professor Oscar Versiani Caldeira, 1957-1960, teve início a construção do novo prédio da Biblioteca, com capacidade para abrigar 100.000 volumes e 800 leitores. Em 09 de dezembro de 1966, inauguraram-se as novas instalações, quando foi denominada Biblioteca J. Baeta Vianna, uma justa homenagem ao seu idealizador.


LEIA MAIS Artigo quem foi Baeta Vianna


Regulamento


A Biblioteca é aberta à comunidade para consulta ao acervo;

O empréstimo domiciliar de livros, dissertações, teses e outros materiais é, exclusivamente, para usuários que têm vínculo com a UFMG: alunos, professores e funcionários;

Guarda Volume – Utilizado para guarda de pertences pessoais, durante a permanência na biblioteca, mediante apresentação de um documento de identidade oficial, contendo foto e validade atualizada.


valores


Clique aqui e veja as instruções para pagamento de multas


USUÁRIOS


Manter o endereço sempre atualizado;

A senha do usuário é pessoal e intransferível;

O prazo de empréstimo de obras da Biblioteca são 07 (sete) dias;

Reservas e Renovações (se o material estiver em dia) podem ser feitas on-line;

Periódicos não são emprestados;

Extravios/danos ao material que esteja em poder do usuário, através de empréstimo, deverá ser reposto, por título idêntico ou título equivalente, que será indicado pela biblioteca, em caso de títulos esgotados;

Empréstimo entre Bibliotecas – Caso ocorra o extravio ou danos de títulos do acervo da UFMG, a instituição solicitante deverá efetuar a reposição, imediata, do exemplar, por título idêntico ou título equivalente, que será indicado pela biblioteca fornecedora, em caso de títulos esgotados.

O atraso na devolução implicará no pagamento da multa, conforme valor vigente no Sistema de Bibliotecas/BU;

Material em atraso não pode ser renovado;

Documentos e objetos encontrados na Biblioteca poderão ser procurados na Secretaria. Quando estiverem identificados e pertencerem a usuários cadastrados no Sistema de Biblioteca/BU, será colocado um aviso na página do usuário.


Acervo


Composto por monografias, livros, teses, folhetos, além de materiais em CDs, DVDs, VHS; periódicos em papel e periódicos eletrônicos, acessados através do Portal de Periódicos Capes.


Espaço Físico


Está instalada em prédio próprio, com área de 3.182 m², distribuídos em 04 andares, contando com 580 assentos. Conta com 23 bancadas para estudo individual e 03 salas para estudo em grupo, com capacidade para 48 usuários.

1º andar

Portaria

Portaria Coleção de livros

Sala de teses e folhetos

Empréstimo domiciliar

Computadores para consulta do acervo

Secretaria

Sala de pesquisa bibliográfica

Setor de Referência

Sala de estudo individual

Salão com mesas de estudos

Banheiros

2º andar

Coleção de periódicos

Setor de Processamento Técnico de Periódicos

Setor de Comutação

Setor de Indexação

Xerox

Salão com mesas de estudos

Sala de estudo em grupo

Sala de estudo individual

Computadores para consulta do acervo

Banheiros

3º andar

Salão com mesas de estudos

Sala de estudo em grupo

Banheiros

Sub-solo

Salão de leitura

Coleção não corrente (acesso restrito)

Laboratório de Encadernação (acesso restrito)

Banheiros